17/09/2023 às 10h07min - Atualizada em 17/09/2023 às 10h07min

Avião com turistas cai no Amazonas e deixa 14 mortos

Entre as vítimas estavam 12 passageiros, o piloto e o copiloto da aeronave. O grupo estaria na região para a prática de pesca esportiva

Da Redação
Correio Braziliense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Reprodução

AMAZONAS - Um avião com turistas caiu na região de Barcelos, a 400 km de Manaus, no Amazonas, deixando 14 mortos. O acidente ocorreu na tarde deste sábado (16/9) e, de acordo com a Defesa Civil do estado, entre os mortos estavam 12 passageiros, que estariam no local para a prática de pesca esportiva, o piloto e o copiloto da aeronave. 

Todos os passageiros eram brasileiros e saíram de Manaus com destino a Barcelos para pescar no Rio Negro. De acordo com o coronel Vinicius Almeida, secretário de Segurança Pública do Amazonas, os corpos das vítimas foram levados para o auditório de uma escola no município, já que o local não conta com uma câmara fria ou um Instituto Médico Legal (IML).

“A expectativa é que amanhã (domingo) saia de Manaus uma aeronave das Forças Aéreas com quatro integrantes da Polícia Científica e um delegado, que vai ser encarregado de apurar as circunstâncias deste acidente. Amanhã mesmo os corpos devem ser levados para Manaus e, então, imediatamente, possamos começar a preparação para liberação dos corpos às famílias”, informou Almeida.

Ainda não é possível saber as causas do acidente. Para determinar o que causou a queda do avião, peritos da Aeronáutica irão investigar as circunstâncias do local, aeronave e clima, que podem ter levado às mortes. Entretanto, informações preliminares apontam que o mau tempo, a pista de pouso lameada e o curto comprimento desta pista poderiam ter contribuído para a tragédia.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB) um relatório com as possíveis causas será divulgado em breve, depois que os peritos averiguar “todos os aspectos” que envolveram o acidente, como o funcionamento da aeronave, o vento na localidade e o comprimento da pista.

“As informações são que o avião pousou, não teve pista o suficiente para pousar de maneira segura, isso são relatos que chegaram até nós. As vítimas eram turistas brasileiros que foram até Barcelos para praticar pesca esportiva. Duas outras aeronaves abortaram o pouso antes do acidente”, disse o secretário de Segurança Pública.

O avião era um EMB-110 Bandeirante, com capacidade de até 18 passageiros, da Manaus Aerotáxi. Nas redes sociais, a empresa de táxi aéreo afirmou que a "segurança dos passageiros e tripulação é sempre a prioridade" e, por isso, "a aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil necessárias à aeronavegabilidade". "Estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente", completou, por meio de nota. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp