30/04/2023 às 09h27min - Atualizada em 30/04/2023 às 09h27min

Encontradas relíquias da civilização que teria dado origem à lenda de Atlântida | Portal Obidense

Arqueólogos localizaram estátuas esculpidas por membros de uma cultura misteriosa que desapareceu há 2.500 anos

Da Redação
history.uol.com.br

Portal Obidense  Publicidade 790x90

history.uol.com.br

INTERNACIONAL - Arqueólogos espanhóis encontraram cinco raros bustos do século V a.C. que podem revelar mais sobre uma cultura que teria dado origem à lenda de Atlântida. Segundo os pesquisadores, as peças foram esculpidas pelos Tartessianos, uma misteriosa civilização que desapareceu há cerca de 2.500 anos. Essas são as primeiras imagens já descobertas que representam os rostos de representantes desse povo. 
 

Quem foram os Tartessianos?

 

A equipe descobriu as esculturas durante escavações nas Casas del Turuñuelo, no sul de Espanha. A civilização tartessiana, que provavelmente descendia de grupos paleo-hispânicos e fenícios no Mediterrâneo Ocidental, instalou-se no sul da Península Ibérica há cerca de três mil anos. Eles se tornaram famosos por artefatos intrincados feitos de ouro, prata, bronze, cobre, estanho e outros metais extraídos da região. 
 

Segundo os pesquisadores, dois dos relevos figurativos estão quase completos e correspondem a figuras femininas adornadas com pendentes ou brincos que representam peças típicas da ourivesaria tartessiana. "Pela qualidade técnica e detalhe artístico com que foram realizados, parece tratar-se da representação de duas divindades femininas do panteão tartessiano", diz uma nota do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha. No entanto, os pesquisadores não descartam que as imagens representem figuras proeminentes da sociedade tartessiana.
 

Os tartessianos desapareceram repentina e inexplicavelmente sem deixar vestígios. Uma teoria sugere que terremotos e tsunamis causaram inundações generalizadas e danos dos quais a civilização nunca se recuperou. Essa hipótese explica por que alguns pesquisadores especulam que essa pode ser a origem da lenda da Atlântida, embora outros membros da comunidade acadêmica tenham classificado essas afirmações de “fantasiosas” e “loucura completa”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp