19/03/2023 às 09h14min - Atualizada em 19/03/2023 às 09h14min

Murais no Peru podem se referir a ‘Reinos Cósmicos’ | Portal Obidense

Desenhos também podem representar 'tentativa de movimentação'

Da Redação
revistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

revistaoeste.com

PERU - Arqueólogos encontraram dois murais no Peru, desenhados por volta de 550 a 800 d.C., que podem se referir a “reinos cósmicos”. A descoberta foi anunciada por pesquisadores das Paisagens Arqueológicas de Pañamarca (PIA).
 

Havia nas paredes pinturas de homens com duas faces que seguravam “tesouros estranhos”, como um cálice em que beija-flores bebem nele. Esse detalhe, de acordo com a Cultura Moche do Peru, indica a “representação cósmica” presente nos murais.
 

Os murais foram descobertos em agosto de 2022. Na época em que foram desenhados, a civilização dos Moche construía grandes templos, realizava sacrifícios humanos e criava várias obras de arte. Eles viveram antes que fosse desenvolvido um sistema de escrita no Peru.
 

Detalhes da pintura de ‘reinos cósmicos’

Pintados para adornar um pilar em um mesmo salão cerimonial, os murais estão cheios de detalhes, com os homens de duas cabeças, uma olha para a esquerda e a outra para a direita, realizam diferentes ações, como segurar um leque de penas ou algo semelhante a um cetro, em uma parte do artefato que não está completamente preservada.
 

Os pesquisadores explicam que os homens retratados podem ser divindades da cultura Moche, mas isso não é uma certeza, visto que as deidades dessa civilização pré-colombiana normalmente tem características não-humanas, como presas ou asas.
 

Os murais estavam em um local que possivelmente não era aberto ao público. Os pesquisadores acreditam que os beija-flores podem simbolizar a “união do mortal com o divino”.
 

A imagem também pode se referir à cultura de sacrifícios entre os Moche, que eles acreditavam que mantinha a circulação de fluidos doadores de vida entre reinos cósmicos.
 

Ao analisarem os desenhos, os pesquisadores acreditam que os artistas Moche fizeram experimentos para registrarem movimento em imagem. Ambos os homens dos murais vestem algo similar a uma coroa, com roupas coloridas de estampas complexas e grandes cintos.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp