15/02/2023 às 10h57min - Atualizada em 15/02/2023 às 10h57min

Bispo católico é condenado a 26 anos de prisão na Nicarágua | Portal Obidense

Religioso recusou ser deportado para os Estados Unidos

Da Redação
revistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

revistaoeste.com

 NICARÁGUA - Na semana passada, o Tribunal de Apelações da Nicarágua condenou o bispo católico Rolando Álvarez a 26 anos de prisão. O ato ocorreu um dia depois de o religioso não cumprir uma ordem do ditador do país, Daniel Ortega, de deixar o país, com outros presos políticos.
 

O juiz do caso, Octavio Rothschuh, leu a sentença na mídia estatal. Entre outros crimes, Álvarez é acusado de espalhar “fake news” e resistir à autoridade. Desde a repressão do governo antes da eleição presidencial de 2021, a sentença lavrada é a mais dura contra qualquer oponente de Ortega.
 

Álvarez já cumpria prisão domiciliar, em virtude de outras acusações. Ele aguardava o julgamento, marcado para o fim de fevereiro deste ano. Mas a ditadura decidiu antecipar o veredito, por causa da recusa do bispo de ser deportado para os Estados Unidos, com outros 222 detidos.
 

“Ele se recusou a obedecer às decisões do Estado da Nicarágua”, disse Ortega. O ditador também expulsou 18 freiras das Missionárias da Caridade, ordem fundada por Madre Teresa, que trabalhava com os pobres da Nicarágua.
 

Antes da eleição, Ortega prendeu sete candidatos à Presidência, além de jornalistas, ativistas e líderes empresariais, cívicos e trabalhistas. Ao assumir seu quarto mandato consecutivo em uma eleição interpelada por Estados Unidos, Canadá e União Europeia, Ortega aumentou a repressão, fechou organizações cívicas, instituições de caridade e universidades privadas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp