13/02/2023 às 10h07min - Atualizada em 13/02/2023 às 10h07min

Manuscrito de 2 mil anos sobre Alexandre, o Grande, é decifrado | Portal Obidense

Pesquisadores usam IA para decifrarem o papiro histórico

Da Redação
evistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

evistaoeste.com

INTERNACIONAL - Pesquisadores norte-americanos decifraram um manuscrito de 2 mil anos sobre Alexandre, o Grande, e sua dinastia, com a ajuda da inteligência artificial (IA). O estudo ainda não foi publicado.
 

“Provavelmente é um trabalho perdido”, disse o professor de Estudos Clássicos Richard Janko, da Universidade de Michigan (EUA), durante uma reunião do Instituto Arqueológico da América e da Sociedade de Estudos Clássicos, realizada em Nova Orleans, no mês passado.
 

Segundo Janko, o manuscrito “indica os nomes de várias dinastias macedônias e dos generais de Alexandre”, além de ter “várias menções ao próprio Alexandre”.
 

Autor do manuscrito de 2 mil anos

A maior parte do texto foi escrito pelo filósofo Filodemo de Gádara (nascido em 110 a.C.), mas o autor do papiro histórico, bem como o motivo de estar naquele local, permanecem desconhecidos. O manuscrito falava de filosofia — e não sobre história.
 

Conforme o portal científico LiveScience, uma das hipóteses é que o texto foi emprestado e não devolvido. A Vila dos Papiros fica em Ercolano, uma antiga cidade ao sul da Itália, que foi destruída juntamente com a Pompeia durante a erupção do Vesúvio em 79 d.C.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp