31/01/2023 às 22h33min - Atualizada em 31/01/2023 às 22h33min

Daniel Ortega condena família de exilado político a 10 anos de cadeia | Portal Obidense

Parentes de Javier Álvarez foram condenados por ‘propagação de notícias falsas’

Da Redação
revistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

revistaoeste.com
 NICARÁGUA - O Tribunal de Justiça da Nicarágua, controlado pela ditadura de Daniel Ortega, condenou três parentes do líder da oposição exilado, Javier Álvarez, a oito e dez anos de prisão. Trata-se da primeira sentença proferida no país contra parentes de um perseguido político. A decisão saiu em dia 18 de janeiro.

 

Ortega, que é amigo do presidente Lula, intensificou as perseguições aos opositores políticos a partir das eleições presidenciais de 2021, quando mandou prender sete candidatos opositores, mais de 30 líderes políticos e cem ativistas contrários à ditadura no país.

 
A esposa de Álvarez, Jeannine Horvilleur, 63 anos, e sua filha, Ana Carolina Álvarez Horvilleur, 43, foram condenadas a oito anos de prisão. O genro de Álvarez, Félix Roiz, a dez anos de cadeia.

 
Presos desde setembro de 2022, eles são acusados de “conspiração para minar a integridade nacional” e “propagação de notícias falsas”. Eles foram detidos em Manágua, capital do país, quando a polícia compareceu à casa da família para capturar Javier Álvarez.

 
O político, opositor de Daniel Ortega, já havia fugido para a Costa Rica. As duas mulheres têm dupla nacionalidade, francesa e nicaraguense. No entanto, a Justiça não considerou essa condição para reverter o processo penal contra elas.

 
A ditadura de Ortega agora adota um novo modus operandi, que é prender familiares de opositores políticos, como forma de pressioná-los a se entregarem.

 
Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh) descreveu as prisões como “um novo padrão de sequestro para extorsão” usado pelo governo, já que “fazem seus parentes como reféns”, para forçar a captura ou a entrega de opositores exilados. Pelas redes sociais, o Cenidh repudiou a condenação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp