07/12/2022 às 08h33min - Atualizada em 07/12/2022 às 08h33min

Por unanimidade, Barroso é eleito novo presidente da Primeira Turma do STF | Portal Obidense

Magistrado já presidiu o Tribunal Superior Eleitoral até fevereiro deste ano e é o atual vice-presidente da corte; ministra Cármen Lúcia deixará o comando do colegiado à partir do próximo ano

Da Redação
Jovem Pan

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Jovem Pan
BRASIL - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta terça-feira, 6, o novo presidente da Primeira Turma da corte à partir de 2023. Para assumir o cargo, o magistrado substituirá a ministra Cármen Lúcia. “Vossa Excelência é um homem que sabe para muito além do Direito. Críticas há, haverá, algumas ácidas, algumas legítimas, acho que outras nem tanto, mas de toda sorte a resposta que o Supremo Tribunal Federal, por esta Primeira Turma, consegue oferecer aos cidadãos brasileiros não deixa em desvalia, nem em desconhecimento o trabalho hercúleo, enorme, que é desenvolvido por esta Casa, como é nossa obrigação, mas também com empenho enorme”, disse a atual mandatária após a revelação do pleito e ao se despedir do cargo.

 

Realizada entre os próprios magistrados que compõem o colegiado da Primeira Turma, o escolhido costuma ser o membro mais antigo que ainda não tenha ocupado a cadeira da presidência. “Ter a companhia de Vossas Excelências tem sido um alento nessa jornada dura que nós escolhemos. Mas a gente deve cumprir com alegria as missões que a vida nos dá”, agradeceu o ministro em sua fala durante a última sessão da primeira turma no ano.

 
Barroso, que foi indicado para a mais alta corte do Judiciário brasileiro pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Carlos Ayres Britto, foi eleito de maneira unânime e já presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até fevereiro deste ano, além de ser o atual vice-presidente do STF.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp