25/10/2022 às 08h33min - Atualizada em 25/10/2022 às 08h33min

Pesquisa mostra que maioria dos consumidores quer carro elétrico ou híbrido | Portal Obidense

No senado, projeto quer diminuir imposto para tornar os carros elétricos mais acessíveis.

Pedro Pincer
Da Rádio Senado

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BRASIL - Os carros híbridos e elétricos vêm ganhando espaço nas estradas. Segundo uma pesquisa realizada pela Tupinambá Energia, 58% dos brasileiros que desejam adquirir um carro têm interesse em possuir um veículo movido a eletricidade. O levantamento indica ainda que o público feminino possui maior desejo em possuir um veículo do gênero (57%), na comparação com os homens (43%). Também há predominância entre as pessoas de renda (35%) e escolaridade mais alta (39%). Ao todo, 1.680 pessoas participaram da entrevista, realizada entre julho e agosto deste ano em 14 grandes centros urbanos do país. O diretor de Infraestrutura da Tupinambá, Gustavo Gontijo, explica os  motivos que fazem o consumidor querer ou não adquirir um carro elétrico ou híbrido.
 
Sobre as  principais razões dos consumidores para adquirir um carro híbrido ou elétrico, são o custo da recarga como primeiro fator, estão buscando economia as pessoas, e a sustentabilidade como segundo fator,  o que mostra realmente que as pessoas entendem o valor da eletromobilidade para a gente combater mudanças e crises climáticas e questões ambientais. Já para aqueles que não tem a intenção, as principais barreiras são o preço do veículo e a falta de informação. 

 
Vários projetos em tramitação no Senado têm os carros elétricos como tema. Um deles, que está na Comissão de Assuntos Econômicos, isenta do Imposto de Importação esse tipo de veículo. Segundo o autor, senador Irajá, do PSD do Tocantins, a isenção do Imposto de Importação, que hoje é de 35%, poderá reduzir o preço final, que ainda é elevado para os padrões brasileiros.
 
O impacto do custo final poderia reduzir na ordem de 10% a 20% o preço desses veículos elétricos e híbridos para o consumidor final brasileiro, porque existe ainda uma distância muito grande entre a viabilidade econômica desses carros e não são viáveis. A frota ainda movida a combustível fóssil é infinitamente o preço do que o desses veículos movidos a energia elétrica por exemplo.  
 
utras propostas tratam do incentivo à pesquisa sobre mobilidade elétrica no Brasil, que também está na CAE, e da instalação elétrica na construção de shopping e prédios para carregar os veículos, apresentado na semana passada .


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