10/02/2022 às 18h14min - Atualizada em 11/02/2022 às 00h00min

Colégio Renascença conquista selo de Escola Pelo Clima

O movimento reconhece escolas comprometidas na formação de estudantes para agir na busca de soluções climáticas

SALA DA NOTÍCIA Adriana Fernandes

No Colégio Renascença os resíduos orgânicos da hora do lanche se transformam em cinco litros de biofertilizante por mês. Comprometida com a formação ambiental dos estudantes, a instituição recebeu o selo de “Escola pelo Clima”, que reconhece iniciativas educacionais voltadas à busca de soluções para a crise climática. O movimento realizado pelo instituto Reconectta em parceria ao The Climate Reality Project, principal rede internacional de líderes climáticos, forma uma comunidade de mais de 148 mil alunos e 19 mil educadores dispostos a mudar o mundo.

“O projeto educacional do Colégio Renascença utiliza a metodologia de investigação, que orienta a resolução de problemas inteiramente ligados à realidade dos estudantes. Por isso, a crise climática não poderia ficar fora da sala de aula, sobretudo em um momento em que testemunhamos seus efeitos. Para a comunidade do Rena, este reconhecimento vem fortalecer o nosso compromisso com esta causa”, conta João Carlos Martins, Diretor-Geral do Colégio Renascença.

Minhocas e mãos na terra
Com a participação no projeto, o Renascença recebe e troca conteúdos sobre Educação Climática, participa de encontros sobre o tema, eventos e palestras. Na prática, alunos já estão colocando a mão na terra para aprender sobre o efeito das mudanças climáticas, reciclagem, cultivo de orgânicos e plantas alimentícias não-convencionais (PANCs) e a transformação dos resíduos orgânicos do lanche e do almoço em adubo sólido e biofertilizante - este último é utilizado para nutrir e combater pragas na horta orgânica do Colégio, sendo o excedente distribuído para a comunidade escolar.

A preocupação ambiental sempre esteve em pauta na instituição e um dos ambientes mais requisitados é o Teto Verde localizado no 3° andar. A área segue os princípios da permacultura urbana, contando com um Jardim dos Sentidos repleto de  temperos, aromas e texturas diferentes; plantas medicinais; e o cultivo de Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs). Além disso, a Pandemia não poderia ficar fora da sala de aula, o que motivou a montagem de um Mural do Clima para articular as relações causa e efeito das mudanças climáticas.

Para saber mais informações sobre os projetos socioambientais do Colégio Renascença, acesse: www.renascenca.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.4%
10.2%
1.7%
0%
0%
15.1%
1.7%
0.6%
33.2%
1.7%
3.7%
4.8%
2.6%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp