17/12/2021 às 16h05min - Atualizada em 19/12/2021 às 00h00min

Patrus Transportes recebe o Selo BV ESG 360 do Grupo Bureau Veritas

Certificação reconhece o cumprimento de normas ambientais, sociais e de governança não-obrigatórias que transformam negócios e aumentam a confiança no mercado

SALA DA NOTÍCIA Jacqueline A. Domingues
Foto: José Cunha, Mayra Tavares e Nadia Simões, do Bureau Veritas, com Isis Batista e Vinícius Braga, da Patrus Transportes, durante a entrega do Selo BV ESG 360.

São Paulo, 17 de dezembro de 2021 - A Patrus Transportes, especializada no transporte rodoviário de carga fracionada, acaba de receber mais uma certificação que reconhece as políticas da empresa voltadas para questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Desta vez trata-se do selo BV ESG 360, emitido pelo Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), e entregue nesta terça-feira, 14. A conquista reforça o olhar de destaque e cuidado da companhia, que desde o início da sua trajetória, há quase 50 anos, se preocupa com ações sustentáveis.

O Selo BV ESG 360 é uma certificação que atesta o cumprimento de normas que transformam negócios e aumentam a confiança no mercado. Ao receber o selo, a empresa comprova que reduz impactos nas sociedades onde atua, ampliando a eficiência, o desempenho financeiro e ganhando diferencial competitivo. Um cuidado que está no DNA da Patrus Transportes e que passa por constantes atualizações, incluindo a adoção de novas práticas, sempre acompanhando demandas locais e globais. A empresa alcançou o estágio quatro da certificação: Engajado. Nesta etapa de maturidade, estão as companhias envolvidas, que engajam seus stakeholders da cadeia de valor e que possuem gestão e práticas participativas de ESG.

Para obter a certificação, além de todas as inspeções técnicas e documentais, foram identificadas 35 abordagens a partir de entrevistas com lideranças da Patrus Transportes. O conteúdo mapeia projetos e práticas contínuas desenvolvidas pela companhia, conectadas aos pilares e quesitos propostos para a certificação. 

O gerente de Saúde, Segurança e Sustentabilidade da Patrus, Vinícius Braga, reforça o compromisso da companhia com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. “Antes mesmo da agenda ESG alcançar a atenção do Brasil e do mundo, a Patrus Transportes já compreendia a necessidade de construir uma reputação respaldada em ações engajadas e éticas nessas três áreas. A sustentabilidade está presente na missão, na visão, nos valores, no propósito, no Código de Ética e é estimulada de forma constante no direcionamento estratégico da empresa. Para nós, as ações de sustentabilidade viabilizam de maneira direta pilares fundamentais para a saúde da organização”, afirmou.

“Sustentabilidade e transparência são nossas principais ferramentas para construir um mundo de confiança. No Brasil, cerca de 90% da população busca marcas mais responsáveis e o Selo BV ESG 360 traduz a maturidade das empresas com práticas ambientais, sociais e de governança de acordo com a demanda da sociedade. Ao receber a certificação, a Patrus mostra a seus clientes, fornecedores, colaboradores e toda a sua comunidade que está realmente comprometida em promover mudanças positivas para a sociedade”, afirma José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas.

Entre os projetos da empresa avaliados e reconhecidos pelo Selo BV ESG 360, é possível citar: inventário de emissões de gases de efeito estufa; frota sustentável; gestão de resíduos sólidos; educação e conscientização ambiental; programa de diversidade, equidade e inclusão; certificação do Sistema B; gestão de água, dos efluentes e de energia, além do Instituto Marum Patrus, braço social da Patrus Transportes, criado em 2008, por meio do qual são realizados projetos e ações sociais direcionados aos colaboradores e às comunidades no entorno das unidades da companhia.

TRAJETÓRIA - A trajetória de quase 50 anos da Patrus Transportes mostra a busca constante pelos melhores caminhos. Com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a companhia possui atualmente 800 carretas próprias e 4 mil transportadores autônomos de carga, sendo 500 cavalos mecânicos e 3,5 mil veículos para o last mile. A companhia atende tanto no mercado B2C (ao consumidor) quanto B2B (às empresas), em 85 filiais, em 10 estados do país, percorrendo mais de três mil municípios, cobrindo toda a região Sul, Sudeste, além de Bahia, Sergipe e Ceará.

Atendendo as principais marcas de bens de consumo, a Patrus transporta produtos para as maiores indústrias calçadistas, de autopeças, cosméticos, laboratórios e medicamentos, entre outros setores. Entre os principais clientes da empresa é possível destacar: Alpargatas, Adidas, Vulcabrás, Natura, Boticário, Mercado Livre, Wine, Dafiti, Lorenzetti, Tramontina, Arezzo, Toyota, Stihl Ferramentas, Baxter, Fresenius, além de diversos outros. 

 

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 4,6 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 75 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 5 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos que atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.0%
1.7%
0%
0%
15.1%
1.7%
0.6%
33.4%
1.7%
3.7%
4.9%
2.6%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp