13/10/2015 às 13h32min - Atualizada em 13/10/2015 às 13h32min

Manaus Via Norte recebe primeira edição do 'Festival Paraense de Música e Gastronomia'

Cultura, gastronomia, música e apresentação do boto Tucuxi. Tudo isso no Festival Paraense de Música e Gastronomia que irá acontecer no fim do mês na Arena Via Norte, no Nova Cidade

Por: Assessoria de Comunicação do Evento
Divulgação

MANAUS - No último sábado do mês (31), Manaus vai receber uma noite especial dedicada a um dos seus Estados vizinhos, o Pará. O projeto “Festival Paraense de Música e Gastronomia”, que tem como objetivo valorizar a cultura do Norte do Brasil, por meio da música e da culinária, vai reunir em um só espaço, diversas opções para quem deseja ‘matar a saudade de casa’ ou conhecer um pouco da cultura paraense.

O festival será na Arena Via Norte – anexo do shopping localizado no bairro Nova Cidade. Os ingressos estão sendo vendidos no stand da 2L Eventos, no Shopping Manaus Via Norte.

Entre as atrações da noite, estarão as bandas Sayonara, Pinta Cuia e Amazon Beach. Além disso, o evento também terá apresentação do cantor Waldo César e do Boto Tucuxi – campeão do Sairé 2015, festa religiosa que acontecem na vila de Alter do Chão, em Santarém (PA).

Um dos organizadores do festival, Rildo Lessa, adianta que a o anexo do shopping irá se transformar em um complexo onde a música, a cultura e a gastronomia do Pará vão ser os grandes protagonistas da festa. “Esse evento tem o real objetivo de reunir a comunidade paraense que reside em Manaus e mostrar aos amazonenses a nossa cultura. É um evento para todo mundo, sem distinção de região e idade”, disse.

Ele destaca ainda que a cultura paraense tem grande visibilidade na capital do Amazonas e muitas pessoas que vieram do estado vizinho, atualmente, “abraçaram” Manaus. “Nada melhor do que proporcionar isso para esse povo também. Será uma grande confraternização de paraenses e amazonenses, uma festa para toda a família”, finalizou.

O festival                                                                                               
Diversos elementos característicos do Estado do Pará estarão presentes no festival, a começar pela gastronomia. Com ambiente descontraído e bem estruturado, o evento vai contar com uma praça de alimentação confortável e recheada de pratos típicos para os “brocados”, entre eles ‘pato no tucupi’, ‘vatapá’, ‘maniçoba’, ‘tacacá’ e etc.

Todas as delícias presentes na praça de alimentação serão elaboradas pela equipe do Restaurante Recanto do Pará, referência da culinária paraense em Manaus.Considerada uma das culinárias mais “brasileiras” do País, a gastronomia do Pará possui ingredientes que são indispensáveis em seus pratos.

Eles vêm com o acréscimo do camarão, caranguejo, pato e peixes. Além disso, tem os temperados com folhas e frutas nativas, como o jambu. Os mais tradicionais são cozidos e embebidos de tucupi, caldo extraído da mandioca. A raiz é uma das bases da culinária paraense, e sua farinha não pode faltar nos pratos locais.

A música também será um elemento presente no festival paraense e tem suas particularidades. O “brega” é um gênero amplamente difundido e, com o passar dos anos, foi ganhando novas vertentes. O ‘brega pop’ e o ‘tecnobrega’ se tornaram popular na cena regional do norte do Brasil, especialmente no Pará.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp