24/03/2017 às 19h26min - Atualizada em 24/03/2017 às 19h26min

No dia 25 de março de 1758, a então aldeia dos Pauxis, foi elevada à categoria de vila pelo governador da época que visitava o lugar pela segunda vez.

Era o início de uma nova história do lugar que era apenas uma fortaleza, ao virar Vila de Óbidos, oficialmente os índios tornaram-se cidadãos portugueses e os Pauxienses tornaram-se Obidenses.

Por: Walmir Ferreira
Livro: Crônicas Pauxis
Foto: Blog do Pe. Sidney Canto

VILA DE ÓBIDOSHoje 25 de março, foi a data onde o governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, pisou pela segunda vez em terras Pauxis. Veio para dar cumprimento à Lei de 1755, em que erigia as Missões Religiosas em Vilas. Criando a Vila e também da Paróquia de Óbidos.

Tratava-se das Aldeias de Arcozello (atual município de Curuá) e a chamada “Aldeinha” (meia hora acima de Óbidos) que foram unidas aos índios que estavam diretamente sob a proteção da Fortaleza Pauxis.

O nome Óbidos, foi escolhido em homenagem e por apresentar característica topográfica semelhança a cidade de Óbidos em Portugal. E também para retirar os nomes primitivos da região, de Pauxis virou Óbidos.

Desta visita consta a descrição feita na carta de 4 de julho, escrita de Barcelos, AM, e dirigida ao ministro português Thomé Joaquim Castro Corte-Real, relatando a criação da Vila (e também da paróquia) de Óbidos (acontecida em 25 de março de 1758). Transcrevemos trecho desta carta:

A 21 dali sai (Alenquer) e cheguei a 22 à fortaleza dos Pauxis. Demorei-me ai os dias da Semana Santa e no sábado erigi em vila uma pequena aldeia que estava junto àquela chamada Fortaleza, unindo-lhe, para fazer mais populosa, duas aldeias dos padres da Piedade: a primeira a menos de meia hora de caminho da Fortaleza e a outra a um dia de viagem e todas as três juntas deram apenas para construir a nova vila de Óbidos que erigi”.

 Vila de Óbidos (Pará) em 1848 - Desenho de Paul Marcoy

Viajando pelo rio Amazonas vindo da nascente à foz, Paul Marcoy fez diversos desenhos e descrições das Vilas e Cidades. Óbidos, assentada sobre uma elevação na parte mais estreita do rio Amazonas foi assim perenizada nos traços do viajante.

Informações retirada do livro Crônicas Pauxis Vl de Pe. Sidney Canto – Foto: Retirada do Blog do Pe. Sidney


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp