23/03/2017 às 17h10min - Atualizada em 23/03/2017 às 17h10min

Marinha do Brasil Ibama e Semmas de Juruti, Óbidos e Santarém realizaram Operação Ágata nos lagos da região do baixo amazonas.

Por: Eury Silva
Fotos: Semma Óbidos – Ibama – Marinha do Brasil

ÓBIDOS – A Marinha do Brasil, realizou no período de 13 a 21 de março uma ação que recebeu o nome de Operação Ágata, contou com o apoio do Ibama, Semma Óbidos, Semma Santarém e Semma Juruti.

A operação teve início no dia 13, em vários lagos da região de Óbidos, Santarém e Juruti, com o principal objetivo de fiscalizar e manter a lei de preservação pesqueira, regularização dos pescadores, embarcações, e o controle da captura da espécie Mapará.  

Na operação foram apreendidas, três embarcação de grande porte, que estavam com mais de duas toneladas de pescado, cada, e duas embarcação de pequeno porte por falta de documentação. No total da operação nos três municípios foram apreendido aproximadamente 11 toneladas de pescado da espécie Mapará. 

O Portal Obidense, publicou no dia 21 uma matéria falando da liberação do defeso, e a corrida de pescadores aos lagos e rios, com diversos tipos de material pesqueiro para captura de peixe. Click AQUI e leia a matéria.

A operação Ágata é realizada pelas forças armadas do Brasil e conta com apoios do estado e município e serva para dar cumprimento à instrução normativa n° 30 de 06 de agosta de 2004, do ministério do Meio Ambiente, que proibi e limitar:  

- Anualmente de 15 de novembro a 15 de março o uso de malhadeira miqueira no lago grande do Curuai e demais lagos da região.

- Limitar em até três, o número de canoas a remo ou a vela, por barco coletor ou pesqueiro para o exercício da pescas comercial dentro do lago.

- Proibido embarcações com capacidade acima de uma tonelada dentro do Lago.

- Limitar a trezentos metros, no máximo, a soma de comprimento total das redes de emalhar utilizadas, em canoas.

- Cada barco coletor, ou pesqueiro, somente poderá capturar e/ou armazenar apenas 1000 quilos de pescado por viagem de pesca.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp