ÓBIDOS – Na manhã de quinta-feira (09) a equipe do Portal Obidense, foi até a nascente do conhecido lago do Geretepaua. Um lugar bastante visitado em tempos atrás, por banhistas e pessoas que faziam trilha, e que gostavam de explorar o lugar quando ainda muito bem preservado, chamava a atenção a curiosidades dos obidenses. Seu nome de origem indígena que significa o quanto é belo.
Muitos chegavam até a nascente do lago, carinhosamente apelidada de Bica, nome popular de linguagem coloquial, “herdado de filhos e netos”, Batizado assim, pelos primeiros moradores do bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Hoje essas ladeiras, pela erosão e os desmatamento desenfreado viraram abismos, que acabam dificultando o acesso.
Cada ano que passa, a Bica vai ficando mais longe, só resta as boas lembranças, devido a mutação do meio ambiente, até deslizamento de terra
Falamos com dona Maria Silva que chegou a carregar água da Bica para usar na sua residência no ano de 2000: “Nesse perigo era a única solução que tínhamos era dificultoso mas era uma água limpa e não era paga. Meus filhos sempre iam tomar banho lá... antes de irem para escola saiam de casa as seis horas da manhã tomavam banho e já traziam água para eu ficar usando... quando era as uma hora sempre ia para lá, lavar as roupas, dava muita gente e lá era bem limpo, agente que usava de lá a água cuidávamos do local, hoje em dia não sei nem lhe informa como está o local pois faz muitos anos que não vou por lá”.
Um relato de quem viveu fazendo parte do cotidiano do lugar, hoje fala como era antes, nos dá aquela sensação que estamos perdendo aos pouco uma maravilha que não soubemos cuidar, muito menos preservar.