12/01/2019 às 12h39min - Atualizada em 12/01/2019 às 12h39min

Historiador Paraense está fazendo pesquisa de pós-doutorado sobre o escritor obidense Inglês Souza.

O Historiador está em Óbidos onde ficará de 3 a 4 dias visitando lugares descrito por Herculano Inglês de Souza, conversando com pessoas e catalogando dados que enriquecerão seu trabalho de doutorado

Por: Hayme Amorim

ÓBIDOS - Professor de Literatura Paraense está fazendo pesquisa de pós-doutorado sobre o escritor obidense Inglês Souza.
 
Benjamin Rodrigues Ferreira Filho, natural da cidade de Belém (PA), aos 18 anos de idade saiu de sua cidade natal a trabalho e viajou pelo Brasil, se instalando no estado do Espírito Santo onde viveu por 18 anos. Em 2006 se deslocou para o Mato Grosso onde hoje, trabalha como professor da Universidade Federal do Mato Grosso, no Campus de Rondonópolis (210 Km de Cuiabá). É Graduado em Letras pela UFES; Mestre em Estudos Literários pela UFES; Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Professor do Departamento de Letras da UFMT, Campus de Rondonópolis. Atualmente em pesquisa de Pós-Doutorado na UNEMAT, com bolsa da CAPES.

 
Desenvolveu suas pesquisas de mestrado e doutorado sobre o escritor brasileiro Rubem Fonseca (considerado um dos maiores ficcionistas em atividade no Brasil) e agora está fazendo pós-doutorado realizando uma pesquisa sobre o escritor obidense Inglês de Sousa e a Amazônia. " "A Amazônia de inglês de Sousa” ou seja, como ele apresenta e vê a Amazônia, como ele observa, então nessa pesquisa aparecerá a questão da alimentação, a farinha, os peixes, a tartaruga e a questão do deslocamento dos paraenses de diversos municípios de um lugar para outro". Diz o pesquisador Benjamin.
 
Segundo o professor, Óbidos é um espaço privilegiado na obra de inglês de Sousa. Sua pesquisa consiste em visitar os principais lugares mencionados por inglês de Sousa, principalmente aqueles onde as histórias contadas pelo escritor obidense se passam. "Em razão desta pesquisa viajei para diversos lugares como Parintins, e hoje cheguei em Óbidos para conhecer mais sobre o lugar". Destacou Benjamin.
 
O professor diz que o que o traz a cidade, é a busca por conhecimento sobre a cultura, local e o modo de vida descritos nos livros de Inglês de Sousa. "A minha intenção é verificar até que ponto isso permanece, ou seja, basicamente quero observar". Destacou.
 
 
Benjamin ficará de 3 a 4 dias em Óbidos para explorar um pouco mais da história do município, observando o lugar e conversando com as pessoas.
 
Quem é Inglês de Sousa?
 
Biografia
(Fonte: Academia Brasileira de Letras)
 
Inglês de Sousa (Herculano Marcos Inglês de Sousa), advogado, professor, jornalista, contista e romancista, nasceu em Óbidos, PA, em 28 de dezembro de 1853, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 6 de setembro de 1918. Compareceu às sessões preparatórias da criação da Academia Brasileira de Letras, onde fundou a cadeira nº 28, que tem como patrono Manuel Antônio de Almeida. Na sessão de 28 de janeiro de 1897 foi nomeado tesoureiro da recém-criada Academia de Letras.
 
Fez os primeiros estudos no Pará e no Maranhão. Diplomou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo, em 1876. Nesse ano publicou dois romances, O cacaulista e História de um pescador, aos quais seguiram-se mais dois, todos publicados sob o pseudônimo Luís Dolzani. Com Antônio Carlos Ribeiro de Andrade e Silva publicou, em 1877, a Revista Nacional, de ciências, artes e letras. Foi presidente das províncias de Sergipe e Espírito Santo. Fixou-se no Rio de Janeiro, como advogado, banqueiro, jornalista e professor de Direito Comercial e Marítimo na Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais. Foi presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros.
 
Foi o introdutor do Naturalismo no Brasil, mas seus primeiros romances não tiveram repercussão. Tornou-se conhecido com O missionário (1891), que, como toda sua obra, revela influência de Zola. Nesse romance, descreve com fidelidade a vida numa pequena cidade do Pará, revelando agudo espírito de observação, amor à natureza, fidelidade a cenas regionais.
 
Escreveu diversas obras jurídicas e colaborou na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro.


Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp