10/01/2019 às 13h30min - Atualizada em 10/01/2019 às 13h30min

Nicolás Maduro toma posse em seu segundo mandato como presidente da Venezuela

Gleisi Hoffmann do PT, compareceu ao cerimonial junto com líderes da Bolívia, Evo Morales; da Nicarágua, Daniel Ortega; de Cuba, Miguel Díaz-Canel; e de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén

Por: Walmir Ferreira

Foto: agencia - Espres - G1
VENEZUELA - Nicolás Maduro tomou posse hoje em mais um mandato na Venezuela. O Congresso, controlado pela oposição, e o Grupo de Lima, que reúne 14 países da região, não reconhecem a legitimidade dele. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou que iria a posse.

Segundo Bernardo Mello Franco: “É difícil imaginar uma ideia tão desastrada. A não ser que Gleisi Hoffmann tenha resolvido ajudar os bolsonaristas a desgastar ainda mais o próprio partido. ” (Globo).


A senadora e presidente do PT justifica a presença no ato por "vários motivos" como "marcar posição contra grosseira relação do governo Bolsonaro com a Venezuela".

Já com a faixa de presidente, o venezuelano insistiu na crítica aos países vizinhos com presidentes opositores a Maduro, como o Brasil e a Colômbia. "Veja o caso do Brasil, o surgimento de um fascista como Jair Bolsonaro", atacou.

Sobre a Colômbia, cujo presidente Iván Duque também se opõe ao regime chavista, Maduro disse: "Quem libertou a Colômbia foi o exército de [Simon] Bolívar, não do Capitão América."

Em fevereiro de 2018, uma pesquisa mostrou que nove em cada dez venezuelanos viviam abaixo da linha da pobreza, e mais da metade estava no patamar da pobreza extrema.

O cenário de apagões, falta de comida, remédios, transporte e água e hiperinflação, com um salário mínimo que permite a compra de um quilo de leite em pó, provocou uma emigração em massa nos últimos quatro anos.

De acordo com a ONU, mais de 3 milhões de Venezuelanos vivem no exterior. No Brasil vivem mais 30 mil, nas cidades do Norte do País vivem como pedintes e dorme debaixo de viadutos ou em barracas improvisadas ao alento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp