17/09/2018 às 18h19min - Atualizada em 17/09/2018 às 18h19min

Escola inglês de Souza é a grande campeã do concurso de fanfarras em Santarém na categoria simples.

A escola São José, de Óbidos apresentou o melhor corpo coreógrafo da categoria fanfarra simples. Participaram escolas de Santarém, Alenquer, Belterra, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, do Pará, e Itacoatiara, do Amazonas.

Informações: Ass. Comunicação de Santarém
Por: Elton Pereira
Foto: Redes Sociais
SANTARÉM - As grandes campeãs do 12º Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém, oeste do Pará, foram conhecidas na tarde de domingo (16). As escolas Tiago Xisto de Aragão, do Lago Grande, Inglês de Sousa, de Óbidos e Maria de Lourdes, de Santarém, foram as campeãs nas categorias: Banda de Percussão, Fanfarra Simples e Banda Musical, respectivamente.
 
A apuração foi acompanhada por representantes das bandas e fanfarras concorrentes, na tarde deste domingo, no auditório da Escola de Artes Emir Bemerguy.
 
A banda Tiago Xisto se apresentou com uma mistura dos ritmos: a Estrela Negra, da Festa das Cores, e Boa Fé - o melhor do flash back e pop rock. A fanfarra Inglês de Souza de Óbidos “ FAMIS” apresentou ritmo de sertanejo raiz e a Maria de Lourdes: O mundo encantado das crianças.
 
O melhor corpo coreógrafo da categoria banda de percussão foi da escola Boa Fé, do Lago Grande, da fanfarra simples foi da escola São José, de Óbidos, e da banda musical foi a da escola Almirante Soares Dutra.
 
Foram avaliados aspectos marcial, musical e coreográfico. Na categoria banda de percussão e na de banda musical, foram avaliados os critérios: marcha e garbo, alinhamento e uniforme; no aspecto musical: afinação, peça rítmica, execução técnica da percussão e regência. No aspecto coreográfico o júri analisou criatividade e originalidade, expressão e sincronismo.
 
Na categoria Fanfarra Simples foram observados os aspectos marcial e musical, observando os mesmos critérios de pontuação. No aspecto marcial foram analisados: marcha e garbo, alinhamento e uniforme; no aspecto musical: afinação, melodia, harmonia, ritmo e regência. No aspecto coreográfico o júri analisou também criatividade e originalidade, expressão e sincronismo.
 
Ao todo, 27 bandas e fanfarras se apresentaram durante o Festival, na sexta-feira (14) e no sábado (15), dos municípios de Santarém, Alenquer, Belterra, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, do Pará, e Itacoatiara, do Amazonas.
 
Este ano, houve mudança nos nomes das categorias em disputa. Até 2017, as categorias eram: Fanfarra Simples, Fanfarra com Melodia e Banda Marcial. Em 2018, Fanfarra com Melodia e Banda Marcial dão lugar à Banda de Percussão e Banda de Música. Também haverá um dia dedicado ao desfile das campeãs de cada uma das três categorias, na segunda-feira (17).
 
O Festival de Bandas e Fanfarras é promovido desde o ano de 2007, com o objetivo de revelar talentos, valorizar o aluno, as instituições participantes e a comunidade escolar do município e das cidades vizinhas, os projetos sociais e as entidades parceiras que colaboram para potencializar o evento.
 
Resultado geral:
Bandas de percussão
1º lugar – Thiago Xisto de Aragão – 290,8
2º lugar – Corporação Musical Estrela Negra – 285,6
3º lugar – Escola Boa Fé-Lago-Grande – 285,2
Fanfarras simples
1º lugar – Escola Inglês de Souza, de Óbidos – 313,9
2º lugar – Escola Lírio dos Vales – Lago Grande – 313,4
3º lugar – Escola São José, de Óbidos – 313,1
Bandas de música
1º lugar – Escola Maria de Lourdes – 352,9
2º lugar – Escola Álvaro Adolfo da Silveira – 352,6
3º lugar – Escola Almirante Soares Dutra – 351,2

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp