09/09/2018 às 16h00min - Atualizada em 09/09/2018 às 16h00min

Balneário do Engenho em Óbidos, recebe trabalho de revitalização em forma de puxirum na tentativa de recupera-lo para o banho e lazer.

Muito famoso nas décadas de 70 e 80 o Engenho, foi abandonado, pessoas construíram palafitas nas proximidades, causando impacto negativo e quase irreversível em seu leito, só restou saudade.

Por: Elton Pereira

Fotos: Marcelo Henrrique
ÓBIDOS – Um dos balneários mais antigos e conhecido pelos obidenses é o engenho, localizado na extremidade do bairro do São Francisco com a mata da área da campina em Óbidos, o espaço por muitas vezes servia de oásis para centenas de pessoas que desfrutavam do espaço diariamente se deleitando nas águas geladas do igarapé, foi assim por muitos anos, com um movimento intenso de pessoas no local, até mesmo pela proximidade do ambiente com a sede do município.

No entanto nos últimos anos o lugar foi simplesmente abandonado, deixando por conta da ação de vândalos e da mãe natureza, quase que totalmente assoreado, pouco a pouco desaparecendo, território danificado, como a ponte e estrutura da piscina natural.


Porém uma ação, que não pode e nem dever ser paliativa, foi iniciada, buscando revitalizar o espaço e tornar novamente frequentado. O lugar que muito já contribuiu com a paz e o sossego de muitos obidenses. A comunidade se uniu, e com a ajuda do vereador Valdo Amorim foi iniciado um “puxirum” (união de todos em um objetivo comum), a idéia é limpar todo o espaço, retirar parte dos resíduos que acabaram assoreando parte do igarapé do balneário, uma maquina da prefeitura municipal de Óbidos também tem ajudado os comunitários que não tem medido esforços na ajuda de revitalizar o velho e famoso engenho.

Com esse trabalho, parte da piscina já foi limpa com a retirada da areia, pontes recuperadas e matos e capim afastado, deixando espaço para o banho, restará agora dar condições e segurança para os banhistas voltarem a frequentar, quem sabe assim ressurgirá novamente como fonte de lazer o nosso Engenho.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp