03/07/2018 às 14h47min - Atualizada em 03/07/2018 às 14h47min

VII Fecima será no mês de julho nos dias 19, 20 e 21 de julho, no município de Óbidos.

O Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida (Fecima). Terá o tema “Águas Turradas, Rio de Cultura Misturadas: nas veias culturais da Floresta-Mãe”

Informações UFOPA
Por: Walmir Ferreira
Arte: Divulgação
ÓBIDOS - Até o dia 8 de julho, estão abertas as inscrições para os interessados em ministrar oficinas e minicursos. O envio de propostas deve ser feito no site do evento.

Para participação como ouvintes, as inscrições vão até o dia 19 de julho, gratuitamente.

O festival ocorre há seis anos no município de Óbidos e é promovido pelo Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia, do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, com o Campus Óbidos da Ufopa, o Instituto Federal de Educação do Pará, a Prefeitura daquele município e as associações culturais locais.

O Fecima, nesta sétima edição, terá rodas de conversa; mesas-redondas literárias, históricas e culturais; contação de histórias infantis amazônidas; expedições oficineiras no Estreito de Óbidos; expedições ambientais e culturais à Serra da Escama; caminhadas históricas pelo Museu Contextual de Óbidos; expressões poéticas e musicais e apresentações folclóricas e teatrais. As atividades visam ajudar os participantes a ampliar sua compreensão e suas ações em vista da preservação do patrimônio histórico, cultural, ambiental e memorial da Amazônia.

O evento contará com a presença de pesquisadores nacionais e locais que ajudarão os participantes no debate sobre o tema. Já confirmaram presença a professora doutora, pesquisadora e performancista teatral Maria Glória Magalhães; professor doutor, pesquisador e poeta Augusto Rodrigues Niemar, ambos da Universidade de Brasília (UnB); professora doutora e zoóloga Luciana Pinto Sartori, do Centro Universitário Paulista São Camilo; o músico e poeta Eduardo Dias e o jornalista Ronaldo Brasiliense.

No evento será apresentado ao público o rico patrimônio histórico, cultural, memorial e natural da Amazônia. “O VII Fecima é lugar de incentivo ao gosto estético literário, apresentando diversos cenários da vida da floresta na sua relação com a fauna, a flora, o flúvio e o firmamento. O festival é estreitamento dos laços culturais, preservação da memória e expressão da identidade amazônida”, explica professor Itamar Paulino, coordenador.

Nesta edição do Fecima será realizado também o III Feciminha, evento dedicado ao incentivo a atividades culturais com crianças e adolescentes do município de Óbidos, que ocorrerá no primeiro dia da programação. 
Acesse aqui a página do evento: www.fecima.comunidades.net


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp