03/03/2018 às 17h11min - Atualizada em 03/03/2018 às 17h11min

Célio Simões tomou posse na Academia Paraense de Letras. O obidense ocupou a cadeira de número 26.

Por: João Canto
Fotos: João Canto

BELÉM - O escritor obidense Célio Simões de Sousa tomou posse na quinta-feira, dia 1º de Março, na Academia Paraense de Letra - APL. Ocupou a cadeira de número 26, que tem como patrono João de Deus do Rego.

O presidente da APL, Alcyr Meira, abriu a sessão chamando os acadêmicos nominalmente; logo após, foi formada a mesa, em seguida Célio Simões tomou posse e recebeu as honrarias da Academia.

O acadêmico Antônio Matos fez o discurso de saudação a Célio Simões, o qual denominou o seu discurso: "Um Fivela na APL", destacou o porquê do povo obidense ser chamado de "Fivela", e também descreveu a biografia de Célio Simões, destacando a sua carreira profissional, os textos premiados, livros, entre outras histórias de sua vida.

Eu seu discurso, Célio fez um histórico de sua vida, falando da importância da educação desde sua infância e dos professores que o influenciaram em sua infância, como as professoras: Cora Simões, Janete Couto, Maria José Caluf, entre outras, saindo de Óbidos, passando por Santarém até chegar em Belém.  Discorreu sobre o maranhense João de Deus do Rego, poeta e Jornalista, patrono da cadeira 26, e dos acadêmicos que os antecederam na cadeira que ora está ocupando.

Antes de Célio Simões, fizeram parte da APL os obidenses Augusto Corrêa Pinto e Ildefonso Guimarães; e como patrono de cadeiras da APL, Inglês de Souza e José Veríssimo. Célio lembrou que este ano acontece o centenário da morte de Inglês de Souza, o qual deverá receber muitas homenagens.

Muitos obidenses foram prestigiar a posse de Célio Simões, que depois da cerimônia, participaram de um coquetel e saudaram o ilustre conterrâneo Célio Simões de Sousa, o 3º obidense a ocupar uma cadeira na Academia Paraense de Letras.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp