15/01/2018 às 23h40min - Atualizada em 15/01/2018 às 23h40min

Pais dormem em fila para garantir matrícula de filhos em escolas da rede Municipal, em Óbidos no Pará.

Com suco, cafezinho, esteira, lençol, dominó, rede e WhatsApp para passar o tempo, muitos pais formaram a fila desde as 8h da manhã do sábado (13).

Por: Rafaela Aquino
Fotos: Rafaela Aquino

OBIDOS - Cerca de 150 pessoas passaram a noite, nas dependência da Escola municipal Raimundo Chaves, no bairro da Cidade Nova, para garantirem a matrícula de seus filhos na instituição.  O mesmo aconteceu nas escolas, São Francisco, Frei Edmundo, Irmã Firmina, Felipe Patroni e no Centro Educacional Perpetuo Socorro.

A matrícula na rede municipal de ensino começa na segunda-feira (15), mas para garantir a vaga para seus filhos no horário mais procurado que é o horário da manhã, pais e responsáveis tiveram que passar a noite nas escolas para ter a certeza que conseguirão.

Redes atadas na entrada da escola Irmã Firmina, uma noite que deverá ser longa.

Conversamos com seu Pedro Avinte, que se diz indignado. “O que tenho a falar é que, essa situação e muito triste, principalmente quando se trata de educação, não quero aqui culpar nem A e nem B, só dizer que essa situação tem que ser estudada pelos órgãos competentes, para assim verificar uma forma para isso não vim a acontecer ano que vem, pois não estamos de boa vontade mais sim por quer e praticamente obrigatório”. Disse seu Pedro.

Segundo informações, na escola Raimundo Chaves, não tem mais vaga para a serie do 6° ano, para o turno da manhã, dessa forma muitos pais se deslocaram para outras escola na esperança de conseguir vaga no turno da manhã.

Na escola Frei Edmundo - Pais e responsaveis guardando a ordem de chegada sentados onde passarão a noite.

A mesma coisa está acontecendo no Centro Educacional Perpetuo Socorro, tem pais, que continuam na fila mesmo não tendo vaga. “Tem pessoas que continuam aqui aguardando mesmo sabendo que não tem mais vaga, muitos aqui do bairro que seria o certo da preferência para as crianças daqui, e isso não acontece, ai uma coisa não me sai da cabeça enquanto o prefeito queria fechar escola aqui falta e vaga”. Disse Tielane Djesus

Em cada escola tem uma pessoa responsável do grupo para anotar o nome das pessoas e fazer a chamada, isso é feito de hora em hora, para saber quem está ou não na escola, no caso da pessoa não esta na hora da chamada e dada à vaga dele para outra pessoa, essa regra foi impostas em comum acordo entre os presente na frete da escola.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp