11/01/2018 às 10h37min - Atualizada em 11/01/2018 às 10h37min

Após manifestação é decidido a continuidade do ano letivo de 2018 da Escola Duque de Caxias. O caso de readequação da escola gerou conflito popular em Óbidos.

O tema será trabalho durante o período letivo de 2018, com a possibilidade de mudanças para o ano de 2019 com mudança de prédio da escola Duque de Caxias.

Por: Rafaela Aquino
Foto - Rafaela Aquino

ÓBIDOS – A secretaria de Educação (SEMED) do município de Óbidos, Oeste do Pará convocou a imprensa para uma coletiva, na manhã da última segunda-feira (08) para anunciar várias medidas como a READEQUAÇÃO de alguns Educandários da zona urbana e rural.

Segundo a secretária, desde o final do ano passado foram feitas análises técnicas no município com situações a se pensar sobre algumas escolas. Foi iniciada a tentativa do que foi chamado de READEQUAÇÃO de turmas nas escolas da zona urbana. "Ninguém está fechando turma como foi divulgado". Relatou a secretária Ananilva Soares.

A secretária insistiu na explicação de adequação das crianças com relação ao espaço e a oferta de Educação Física, dentro da área escolar.

"Essas adequações serão necessárias e agora, a partir de 2018." Disse Ananilva Soares, Secretária de Educação, sobre a decisão tomada.

Logo, que foi divulgado em meios de comunicação e de conhecimento popular a decisão não foi bem recebida pela comunidade escolar. Funcionários e pais de alunos da escola Duque de Caxias deram início a busca de assinaturas, em abaixo assinado contra o fechamento do educandário com 48 anos de história no municipio.

"No dia da reunião para tomar essa decisão foram convocados vários conselhos, porém, não foi comunicado ao Conselho Escolar da Escola que era o principal interessado. Até o último dia 08, segunda-feira, nós ouvimos por terceiros que a SEMED (secretaria Municipal de Educação) está chamando a comunidade escolar do Duque de Caxias para tratar de assuntos relativos ao ano letivo de 2018. Todos foram comunicados, menos a escola. Na reunião já estava decidido essa READEQUAÇÃO." Em tom de surpresa explica Joice Silva presidente do Conselho Escolar.

Na manhã desta quinta-feira (11), a prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) comunicou que após reunião com uma comissão formada por diversas entidades e pais de alunos matriculados na Escola Municipal Duque de Caxias, realizada na noite de quarta-feira (10), foi definida a permanência das atividades pedagógicas no ano de 2018 para os alunos que efetuaram a rematrícula.

A proposta de readequação das turmas lotadas no educandário, no entanto, continuará em desenvolvimento ao longo do ano, com a participação de toda a comunidade escolar.

O Governo Municipal reafirmou para a necessidade de se fazer adequações nas escolas, para garantir melhorias no sistema educacional da rede municipal.

"Eles estão levando em consideração a escola Duque de Caxias não ter uma área para prática esportiva. Ela está autorizada. Será que o mesmo Conselho que autorizou a escola agora quer fechar?" Ressaltou Joice.

Manifestação

Após alguns capítulos sobre o tema, na noite de ontem (quarta-feira 10) país, alunos, ex-alunos e funcionários fizeram uma manifestação em frete a Secretaria de Educação (Semed), onde aconteceu a reunião para dá o veredito final, nessa reunião estavam alguns conselhos, Secretaria de Educação Ananilva Soares, o presidente da Câmara o vereador Preto, pais de alunos do educandário e direção da escola.

Depois de uma longa conversa. Ficou acertado que se manterá os alunos já matriculados na escola, onde funcionará do Pre II ao 5 ano, e não será efetuada matrícula de novos alunos, e no ano de 2019 a escola não funcionará mais no mesmo prédio, readequado a escola Duque de Caxias e sua histórias em um novo prédio futuramente.

Veja abaixo o comunicado na integra enviado ao Portal pela assessoria de comunicação da PMO em nome da SEMED.

A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) comunica que após reunião com uma comissão formada por diversas entidades e pais de alunos matriculados na Escola Municipal Duque de Caxias, realizada na noite desta quarta-feira (10), foi definida a permanência das atividades pedagógicas no ano de 2018 para os alunos que efetuaram a rematrícula.

A proposta de readequação das turmas lotadas no educandário, no entanto, continuará em desenvolvimento ao longo do ano, com a participação de toda a comunidade escolar.

Durante reunião que contou com a presença de representantes do Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Óbidos, Conselho Municipal de Educação, Câmara de Vereadores, Conselho Escolar Duque de Caxias e profissionais do educandário, ficou acertado que não será efetuada matrícula de novos alunos, em face da continuidade do projeto de redistribuição de vagas nas escolas localizadas na área central da cidade e bairro de Lourdes.

O Governo Municipal agradece a compreensão de toda a comunidade escolar Duque de Caxias, e reafirma a necessidade de se fazer adequações nas escolas, para garantir melhorias no sistema educacional da rede municipal.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Municipal Óbidos,

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp