03/12/2015 às 10h20min - Atualizada em 03/12/2015 às 10h20min

Assentamento Eixo Forte realizará VI Festival do Cupuçaí em Santarém (PA)

A comunidade fica a aproximadamente 12 quilômetros do centro de Santarém. Como alternativa ao público interessado, há a linha de ônibus coletivo “Pajuçara-Santa Maria”, que realiza cinco viagens diárias até a comunidade.

Assessor de Comunicação - INCRA
Foto: Divulgação

SANTARÉM - A comunidade Santa Maria, do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, no município de Santarém (PA), realizará, nos dias 5 e 6 de dezembro, o VI festival do cupuaçu e açaí, conhecido como Cupuçaí.
Com o objetivo de resgatar o interesse da população local para a valorização da cultura do cupuaçu e açaí e a importância socioeconômica que tais produtos exercem na comunidade, o festival também constitui uma alternativa de renda para os comunitários.
"O desejo é mostrar para a sociedade o que a gente tem na comunidade e o potencial das atividades agrícolas que desenvolvemos”, ressalta o presidente da associação da comunidade Santa Maria, Adailson Pereira da Mota.
Com apresentações artísticas e folclóricas – eleição da rainha do festival e carimbó -, o festival visa o público de comunidades vizinhas como, Juá, Pajuçara, São Francisco do Carapanari, Cucurunã e São Braz, além de turistas, moradores da área urbana de Santarém e de outras localidades da região de rios e planalto do município.
Neste ano, a comunidade Santa Maria conta com o apoio direto de uma organização contratada pelo Incra para o serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), a Consulte.


Como chegar a Santa Maria
O acesso à comunidade se dá pela rodovia engenheiro Fernando Guilhon, ramal Maria José, que é a segunda entrada à esquerda depois da ponte do Juá, no sentido aeroporto. No local, já há uma faixa anunciando o festival Cupuçaí.
A comunidade fica a aproximadamente 12 quilômetros do centro de Santarém.
Como alternativa ao público interessado, há a linha de ônibus coletivo “Pajuçara-Santa Maria”, que realiza cinco viagens diárias até a comunidade.
Aos sábados, o último ônibus sai da comunidade às 19h30 e, no domingo, a comunidade solicitou que seja ampliado o número de itinerários, com última saída às 20h30.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp