05/07/2017 às 01h22min - Atualizada em 05/07/2017 às 01h22min

Em Manaus, obidenses se reúnem para a festividade julhina e dançar em uma divertida e animada quadrilha Olha Já na Roça

Por: Walmir Ferreira
Fotos: Portal Obidense e Olha Já

MANAUS – Em todo Brasil as festividades que comemoram as quadras e danças dos arraiá de São Pedro, São João e Santo Antônio acontecem no mês do junho.

Mas em Manaus capital do Amazonas, esse período se estende para o mês de julho, mês das férias. Lá é onde está uma das maiores colônia de imigrante paraenses. Mas em destaque os obidenses que a muito tempo vem fazendo um trabalho de divulgação de sua cultura e sua cidade, além de buscarem está sempre reunidos em comunidade.

Através dos diretores da torcida organizada do Obidense FC, membros que cuidarão do Baile Paraenses Aniversário de Óbidos que acontecerá dia 30 de setembro. Formaram a Quadrilha Olha Já na Roça, incluindo conterrâneos como convidados especiais.

O nome da quadrilha, faz referências ao linguajar muito usado pelo paranaense, que dá a conotação de surpresa e espanto! Retirada da frase do hino do torcida do Obidense, de composição do também obidense Wanderley Brandão, que se transformou em refrão e jargão dos obidenses em Manaus: “Olha já essa torcida é do Pará”.

A apresentação da quadrilha aconteceu no dia 01 de julho, no Clube da Esquina, tudo a ver com Óbidos, pois a casa de show fica no meio do quarteirão, pode ser uma mera coincidência com a cidade do contrário.

Os brincantes, quase todos caracterizados com roupas típicas em pares se apresentaram de forma magistral. O interessante da quadrilha, que chamou a atenção é que não tem ensaio prévio e afirmo com toda certeza que ninguém errou, os passos e performance dos participantes foram extremamente sincronizados.

No final valeu a diversão, brincadeiras e muita gargalhada. O sucesso foi tanto que ano que vem a quadrilha irá se apresentar novamente e os organizadores irão abrir para outros conterrâneos que quiserem participar.

O que mais chamou a atenção foi os pequenos e grandes grupos que se juntavam para falar de forma descontraída e fazer as suas comparações algo bem peculiar do povo obidense.

Seção Língua de Fogo.

Na seção língua de fogo, revelaremos algumas pérolas que conseguimos ouvir entrando de penetra nos grupinhos das fofocas.

- A mulherada já estavam invocadas por que os homens não saiam de perto do bar, por isso houveram algumas prisões coercitivas / Falaram que o Casal Areolino e Cristina vieram para festa do lobisomem por que chegaram depois da meia noite / Disseram que o Ivo Euler errou de festa, pois seu destino era a EXPOFAO, ele estava vestido de Pião de Rodeio / Como Ivo disse que veio pra Quadrilha então falaram que veio fantasiado de Solimões da dupla Rio Negro e Solimões / Isso morreu de colá por que o Dr. Daniel chegou fantasiado de Rio Negro pra formar a dupla / Que o Marcador da quadrilha na hora de fazer o Caracol errou e fez um Uruá lá da beira do laguinho / A calça do Moadir Rocha, estava com os retalhos retirado da ponta da toalha de mesa / que a roupa do Nileson Cabelo estava parecido com a do Amo do Boi Flor do Campo / Que nosso amigo Jonilson da Oficina J Sena, estava parecido com o mascote do Espantalho Pneus / que o sonho do Dr. Lucio Carneiro, de ter bigode durou apenas até a hora de começar a danças pois o bigode escorreu e já estava na barriga /  Nosso amigo Marquinho Cabeça, veio de bermudão emprestado do comediante Abdias / Nosso amigo Sargento Rodrigues estava fantasiado de aluno da escolinha do professor Raimundo / teve gente que errou a roupa, é só dá uma olhada nas fotos / As bandeirinhas para decoração do Nielson Cabelo, foi feito de papel manteiga / por várias vezes o capitão Moadir Rocha, sai correndo pelo salão procurando seu par que estava perdido e Para fechar a seção lingua de Fogo, falaram que o Walmir Ferreira estava caracterizado de David Assayag e arrumaram até um óculos escuro para ele.... que maldade!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp