01/03/2017 às 10h45min - Atualizada em 01/03/2017 às 10h45min

Macacos foram encontrados mortos em comunidade de ORIXIMINÁ com suspeita de febre amarela.

Por: Márcio Garcia
Sec. de Saúde de Oriximiná
Foto: Carlos Beta e Edimilson Nonato

ORIXIMINÁ – Três macacos, foram encontrados em uma comunidade de nome, Salgado 2, em Oriximiná. Dos três, dois estavam mortos e o terceiro passou por um processo de eutanásia devido à gravidade de seu estado de saúde.

Existe suspeitas de que os primatas poderiam estar infectado com o vírus da Febre Amarela. Os animais foram enviados para o instituto Evandro Chagas em Belém, para exames que identificaram a causa mortes.

O caso está sendo acompanhado pela equipe de Saúde de Oriximiná, que tomou todas as providencias, se antecipando na prevenção, a qualquer situação independente se os animais estavam ou não infectados.

Os agentes da saúde já vacinaram as 48 pessoas contra o vírus da Febre Amarela que reside na comunidade Salgado 2, onde foram encontrados os macacos. Além disso, está sendo feito um trabalho minucioso de mais detalhes com levantamento e monitoramento em outras comunidades para saber se existe casos de animais encontrados mortos me outros locais.

Em quando isso a SESPA 9ª Regional de Santarém, também está acompanhando o caso, as vacinas já foram solicitada ao governo do Par

á, que deverá enviar as cidades do oeste do Pará, milhares de dose.

Além dessa situação em Oriximiná, existe suspeita de que em Santarém, também foram encontrados macacos mortos, mas isso está sendo levantado e não foi confirmado.

A secretária de Saúde de Oriximiná, aproveitam a situação para solicitar as pessoas que procurem orientações nos postos da cidade e que também verifique seu cartão de vacinação para ver se estar em dia. Pois a vacina contra o vírus das Febre Amarela tem vaidade de 10 anos. Para quem tomou a vacina em 2014, não precisa se preocupar que a validade vai até 2024. Quem não tomou é importante que procurem um posto de saúde somente para precaução. Não precisa motivos de alarmes ou pânico, só é se precaver.

É importante que as secretárias de saúde de cidades que fazem fronteira com Oriximiná, como Óbidos, Faro, Terra Santa, Juruti e todas do oeste paraense ficarem em alerta e continuarem com as investigação sobre o vírus nessas localidades.

Vale alerta que existe uma orientação da SESPA (Santarém) recomendando vacina em 13 municípios do Oeste Paraense que iremos lista abaixo, veja se sua cidade está incluída.

Confira a lista dos municípios que receberam o alerta:

Alenquer
Almeirim
Curuá
Belterra
Juruti
Mojuí dos Campos
Monte Alegre
Óbidos
Oriximiná
Placas
Prainha
Santarém
Terra Santa


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp