09/04/2024 às 07h58min - Atualizada em 09/04/2024 às 07h58min

Petrobras paga R$ 35 mil a Marcia Tiburi por palestra sobre gênero

Ativista de esquerda falou sobre heteronormatividade e identidade de gênero em evento na petroleira

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Marcia Tiburi e Lula Foto: Ricardo Stuckert/ PT

BRASIL - A palestra da ativista de esquerda Marcia Tiburi, realizada no dia 8 de março deste ano, na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, custou aos cofres públicos exatos R$ 35.247. A informação foi divulgada pela revista Oeste em uma reportagem publicada nesta segunda-feira (8). De acordo com a empresa, os custos abarcaram itens como passagens, hospedagem e transporte.

Convidada pela petroleira, Tiburi palestrou na empresa no Dia Internacional da Mulher, mas a temática de sua fala foi carregada de cunho ideológico, passando por tópicos como gênero, binariedade, mulher/homem, heternormatividade, estereótipo de gênero, identidade de gênero e “heterossexualidade compulsória”.

Ainda de acordo com a Oeste, que teve acesso a uma filmagem do evento, Tiburi chegou a perguntar aos funcionários da empresa quem se identificava como homem ou mulher e disse que, por muitos anos, a sociedade se dividiu assim, mas que agora aquela dualidade estava “ultrapassada”.

– Vocês podem ficar superconfortáveis se, amanhã, já não estiverem mais tão bem situados nesse lugar aí onde hoje estão acreditando viver, no caso, homem e mulher – disse a ativista durante a palestra.

Além disso, segundo Tiburi, essa binariedade teria sido construída durante anos, mas significaria uma grande “confusão histórica”.

– Então, nos assumimos como homens e mulheres, que são horizontes construídos, naturalizados, e entramos num jogo de linguagem que nos faz sê-los, por meio da família, da Igreja e do Estado – completou.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp