15/03/2024 às 08h20min - Atualizada em 15/03/2024 às 08h20min

Inscrições para o Mestrado e Doutorado em Educação da Uepa seguem até o dia 31 de março

São 33 vagas para Mestrado e 20 para Doutorado

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Ag. Pará

PARÁ - As inscrições para os processos seletivos do mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), estão abertas até o dia 31 de março. As atividades letivas terão início no primeiro semestre de 2025. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site e seguir as normas dos editais. A taxa é de R$ 150 para ambos os processos.

Esse ano, o mestrado oferece 33 vagas no total, distribuídas entre duas linhas de pesquisa: "Formação de Professores e Práticas Educativas" e "Saberes Culturais e Educação na Amazônia". No formulário de inscrição, os candidatos devem indicar a linha de interesse.

O doutorado disponibiliza 20 vagas nas linhas de pesquisas "Saberes Culturais e Educação na Amazônia", focada na produção de teses sobre temas culturais brasileiros e amazônicos, como saberes, culturas, conhecimento e poder; e “Formação de Professores, Docência e Práticas Educação", que explora estudos e pesquisas de campo acerca da formação docente no contexto amazônico.

Além das vagas de ampla concorrência, há oportunidades institucionais e de ação afirmativa para pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas e trans, com critérios e documentações específicos. "O Programa oferta vagas para ações afirmativas desde 2012, porém, esse ano, aumentamos expressivamente a quantidade destas vagas. Além disso, o número de vagas institucionais também cresceu. Isso representa um ganho para a Instituição", afirmou o coordenador do processo seletivo do PPGED, Prof. Dr. José Anchieta de Oliveira Bentes.

A seleção terá prova escrita, proposta de pesquisa (para o mestrado) ou projeto de tese (para o doutorado), entrevista e avaliação de currículo. "Nosso Programa é uma referência nacional. Prova disso é o nosso número de inscritos para os processos seletivos anualmente. Tivemos mais de mil inscritos para o mestrado, cerca de 250 no doutorado no ano passado. Ressalto ainda o fato de sermos um programa de uma universidade estadual faz esses resultados ainda mais relevantes", avaliou a coordenadora do PPGED, Profa. Dra. Marta Genú Soares.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (91) 3284-9652 ou pelo e-mail [email protected]. Os editais estão disponíveis aqui , para o mestrado, e aqui para o doutorado. Ambos devem ser lidos na íntegra por todos os interessados.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp