14/03/2024 às 10h05min - Atualizada em 14/03/2024 às 10h05min

Com apoio da ONG Zoé, Hospital Dom Floriano, recebe a Campanha 'Março Azul' de combate ao câncer colorretal

Desde a última Expedição do Barco Hospital Papa Francisco, em parceria com a Ong Zoé, deu-se a iniciativa no dia 03 de novembro de 2023, para a realização da Campanha "Março Azul" no Hospital Dom Floriano

Da Redação
Inf: Mauro Nayan - H. Dom Floriano

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Com apoio da ONG Zoé, Hospital Dom Floriano, recebe a Campanha 'Março Azul' | Foto: M Nayan
ÓBIDOS – Várias reuniões, online e presenciais entre a Ong e a direção do Hospital e os Frades Franciscanos na Providência de Deus, para dá início a mobilização para que acontecesse essa grande campanha, que por decisão foi escolhido o Hospital Dom Floriano como o melhor local, desde então começou a movimentação para fazer as adaptações necessárias. Foram adquiridos insumos, equipamentos, medicamentos hospitalares e continuidade nos atendimentos para melhor atender a população.

A 1ª fase, iniciou no final de dezembro/2023 e janeiro/2024, com o cadastramento do público alvo com a faixa etária de 50 a 70 anos, através da busca ativa realizada do pelos Agentes Comunitários de Saúde. E entrega dos kits para realização do exame de sangue, foram cadastradas 3.796 pessoas.




A 2ª fase foi realização do teste de sangue oculto nas fezes e triagem dos pacientes com resultados positivos para a realização da Colonoscopia, realizados 3.796 testes. Os resultados confirmados foram 457, destes no meio Urbano: 193 positivos e do Meio Rural: 264 positivos sendo, Zona da Várzea: 44 e da Terra firme, 220.

A 3ª fase, está acontecendo com a realização da Colonoscopia, que iniciou no dia 10 e se estenderá até o dia 16 de março, serão atendidos em média 80 pacientes por dia, totalizando 457 pacientes. Local de realização da Colonoscopia está sendo no Hospital Dom Floriano na Providência de Deus.


 
A equipe da campanha Março Azul é compostas por 45 profissionais, destes 30 médicos de todo país. São mais 200 profissionais envolvidos direta e indiretamente na realização na ação, com o apoio do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus, onde foram realizados 60 exames de Endoscopia Digestiva Alta (pacientes triados do TFD).

Com a realização da Sociedade Brasileira de Endoscopia, Sociedade Brasileira de Colonoscopia, Federação Brasileira de Colonoscopia, Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Ong Zoé, Laboratório LACOB,  LABTEST, Órgãos Públicos e Hospital Dom Floriano na Providência de Deus.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp