28/10/2015 às 16h51min - Atualizada em 28/10/2015 às 16h51min

Maratona de mountain bike reúne ciclistas do Norte e Nordeste no Marajó

O Pará saiu na frente entre os Estados Amazônicos em maratonas de mountain bike”, afirma o diretor de prova, Rubens Campos.

Angencia Pará
Foto: Agência Pará

PARÁ - Cerca de 100 ciclistas do Pará, Maranhão, Tocantins, Amapá e Amazonas se reúnem na Outdoor Challenge Marajó, no próximo dia 28 de novembro. A competição de mountain bike, com percursos de 75 km e 150 km, foi elaborada pelo grupo de esportistas da Outdoor Challenge, com suporte do Governo do Pará, via Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que pretende combinar esportes de aventura como atrativo turístico na Amazônia. As inscrições terminam no dia 9 de novembro. A largada e chegada da prova serão em Salvaterra.

“O Pará saiu na frente entre os Estados Amazônicos em maratonas de mountain bike”, afirma o diretor de prova, Rubens Campos. Para os ciclistas, a maior ilha fluvio-marítima do mundo abriga um tipo de terreno incomparável: a

terruada, que é modelada pelas pisoteadas de búfalos marajoaras sob o solo úmido na época de transição das chuvas para o verão. Já no alto verão, com o clima extremamente seco, os buracos deixados pelos búfalos dão forma à terruada. Equilibrar-se e vencer o desgaste físico é parte do desafio.

“É um terreno ao mesmo tempo temido e admirado, difícil de pedalar, e por isso mesmo tão atraente para os atletas”, explica Rubens. “Não é à toa que todos receberão medalhas ao cruzar a linha de chegada. Esta é uma prova dura, mas totalmente possível de ser conquistada por ciclistas avançados e esportistas que se desafiam. Parte dos atletas vai pedalar contra o relógio, mas a maioria dos esportistas vai lá para se superar e concluir o percurso. Uma experiência para guardar para vida”.

Afonso Ramôa, um dos organizadores, avisa que no Marajó a prova vai repetir a experiência das competições de mountain bike promovidas anteriormente pela Outdoor Challenge em Bujaru e Salinas: percurso que combina pistas de velocidade com terrenos complicados. “Vai ser lama e poeira, areia, erosão. E terruada, claro. Tudo junto e misturado. Quem tiver domínio e evitar descer muito da bike nas áreas complicadas vai garantir tempo e posição no ranking”.

Serviço: a Outdoor Challenge Marajó tem inscrições abertas até próximo dia 9 de novembro pela internet, no endereço www.bit.ly/ocmarajo. Mais informações em www.facebook.com/OutdoorChallengeBR.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp