09/02/2024 às 17h20min - Atualizada em 09/02/2024 às 17h20min

MPF se manifesta contra fim das saídas temporárias de presos

As chamadas saidinhas são importantes instrumentos de ressocialização, diz o órgão

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

(Imagem ilustrativa) Foto: Freepik
 

RASIL - O Ministério Público Federal (MPF) expressou sua oposição ao projeto que propõe o fim da saída temporária de presos, conhecida como “saidinha”. A proposta foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública do Senado na última terça-feira (6) e, nesta quarta (7), teve o requerimento de urgência aprovado no Plenário.

De acordo com o MPF, o texto do projeto é considerado “flagrantemente inconstitucional”. Segundo a legislação atual, até cinco saídas temporárias por ano são permitidas, sem vigilância direta, para visitas familiares, o que é visto como um meio importante para garantir a ressocialização dos detentos.

Um representante do MPF destacou que o Juízo de Execução Penal segue uma série de regras específicas para a concessão das saídas temporárias, realizando uma minuciosa avaliação de cada caso separadamente. Lembrando que condenados por crimes hediondos que resultaram em morte, por exemplo, não têm direito ao benefício.

– As chamadas saidinhas são importantes instrumentos de ressocialização e reconstrução dos laços sociais, fortalecendo os vínculos familiares e contribuindo para o processo de reintegração social da pessoa em privação de liberdade – diz o MPF.

A saída temporária é um benefício previsto no artigo 122 da Lei de Execuções Penais e se aplica aos condenados que estão no regime semiaberto e já cumpriram pelo menos um quarto da pena, sendo uma medida que visa estimular o retorno ao convívio social durante feriados, cursos ou outras atividades.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp