12/01/2024 às 07h56min - Atualizada em 12/01/2024 às 07h56min

Belém 408 anos: 50 mil pessoas comemoram aniversário da capital paraense no Mangueirão

Promovida pelo Governo do Estado, programação do aniversário de Belém continua nesta sexta-feira (12) com uma série de entregas para a capital

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Ag. Pará

BELÉM - Na noite desta quinta-feira (11), véspera do aniversário de 408 anos de Belém, o Governo do Pará promoveu um show gratuito no estacionamento do Mangueirão.Desde às 19h, o público assistiu as apresentações dos cantores paraenses Thiago Costa, Mc Dourado, Manu Bahtidão e da aparelhagem Carabao, na programação organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) em homenagem a capital paraense.

O governador do Estado, Helder Barbalho, e a vice-governadora, Hana Ghassan, também participaram desse momento.

“Eu queria agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui com vocês e a todos que fazem a nossa cidade. Belém tem um desafio enorme, de ser em 2025 a capital do mundo para discutir a Amazônia, para discutir o meio-ambiente. E nós faremos de Belém a capital da Amazônia, a cidade mais importante do Brasil, a cidade mais importante do planeta. É com esse sentimento que vamos trabalhar cada vez mais por Belém”, afirmou o governador Helder Barbalho. 

À meia-noite, na virada do dia 11 para o dia 12, a cantora Manu Bahtidão subiu ao palco para cantar parabéns à capital paraense com as 50 mil pessoas que compareceram ao estacionamento do Mangueirão. Maria do Socorro, fã da cantora, aproveitou a noite. “Estou achando maravilhoso, um show muito bonito para a gente comemorar Belém. Eu não podia deixar passar a oportunidade de ver a Manu. Sempre que posso, vou aos shows dela.

As apresentações musicais fazem parte da série de ações que o Governo do Estado está promovendo para comemorar o aniversário de Belém. Na manhã de sexta-feira (12), às 9h, o governador estará no estacionamento do mercado do Ver-o-Peso para realizar diversas entregas à população belenense. Entre elas estão os 200 benefícios do Programa CredCidadão, totalizando um investimento de R$400 mil, e do programa Sua Casa, que auxilia famílias em vulnerabilidade social. 

Além disso, com foco na segurançaserão entregues duas lanchas novas, de 350 HP, para reforçar o policiamento fluvial nas ilhas de Belém, e mais de 200 novos Coletes Balísticos para a Guarda Municipal. 

Ao todo, 520 alunos concluintes do Programa "Qualifica Pará" na Região Metropolitana de Belém vão receber seus respectivos certificados, frutos de um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. Mais 68 certificados de capacitação também serão entregues aos batedores de açaí que fizeram o curso ofertado em dezembro de 2023. Na oportunidade também será assinado o Termo de Cooperação Técnica para a Sinalização Turística do Município, um passo importante de aperfeiçoamento do potencial turístico de Belém. 

A agenda de aniversário continua às 11h, com a entrega da primeira etapa da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, no Canal da Mundurucus, trecho entre a Avenida Tucunduba e Alameda Bom Jesus. O trecho foi contemplado com rede de esgoto, rede de distribuição de água, drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, calçadas, rampas de acessibilidade e passarelas. 

Na ocasião, o governador Helder Barbalho também irá assinar a Ordem de Serviço para dar continuidade às obras na Bacia do Tucunduba, que contemplará o Canal da Gentil; Canal Cipriano Santos (trecho da Avenida Perimetral, cruzando o Canal do Tucunduba, até a Alameda José Alves), e os canais da Vileta, Timbó, União e Leal Martins. No total, o investimento do Estado nessas obras será superior a R$ 400 milhões.

Ainda na sexta-feira (12), às 15h, ocorrerá o lançamento do Campeonato Paraense de Futebol, o Parazão, no Palácio do Governo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp