09/01/2024 às 08h37min - Atualizada em 09/01/2024 às 08h37min

Morre Franz Beckenbauer, ícone do futebol alemão

Bi-campeão do mundo como jogador e treinador, ex-defensor foi um dos grandes nomes da história do futebol mundial

Da Redação
Correio Braziliense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Segundo a família, Beckenbauer faleceu enquanto dormia - Foto: Associated Press

MUNDO - Morreu, nesta segunda-feira (8/1), aos 78 anos, o ex-jogador de futebol alemão Franz Beckenbauer. A notícia foi informada pela DPA, uma agência de notícias do país. Segundo comunicado redigido pela família de Beckenbauer, e divulgado pela imprensa alemã, o ex-atleta faleceu enquanto dormia.

"É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. Pedimos que você possa lamentar em silêncio e abster-se de fazer qualquer pergunta", diz a nota.

Beckenbauer é um dos grandes ícones da história do futebol alemão. Além de ter marcado época pelo Bayern de Munique, um dos grandes times do país, revolucionou a função de 'líbero' dentro dos gramados e se sagrou bi-campeão mundial com a camisa da Die Mannschaft, como é chamada a seleção alemã. Pelos feitos como jogador, foi eleito duas vezes como o melhor atleta do mundo, pela agremiação da Bola de Ouro, realizada pela revista France Football. 

Em 1974, foi campeão como jogador e capitão da equipe, e em 1990, como treinador. Conhecido como 'Kaiser' (imperador), ainda foi campeão da Liga dos Campeões da Europa pelo Bayern em três oportunidades de forma consecutiva (1973-1974, 1974-1975, 1975-1976).

Depois de passar quase toda a carreira no futebol nacional, rumou para os Estados Unidos para atuar no New York Cosmos, ao lado de Pelé. Em seguida, apostou na função de treinador, onde, além da seleção, também comandou o Olympique de Marselha e o próprio Bayern de Munique. Ademais, acumulou múltiplas funções na Federação Alemã e na Fifa.

Franz Beckenbauer se despede como membro de um seleto grupo dentro do futebol. O ex-defensor e treinador é apenas um de três indivíduos a ter conquistado a Copa do Mundo tanto dentro quanto fora de campo. Além dele, apenas Zagallo, falecido na última sexta-feira (5/1), e o francês Didier Deschamps conseguiram o feito. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp