19/12/2023 às 16h25min - Atualizada em 19/12/2023 às 16h25min

Óbidos conquista 30 milhões para investimento na infraestrutura do município

Operação de crédito será liberada em três etapas, 2023, 2024 e 2025; Financiamento tem como avalista o governo federal

Por: Marcos Cantuário
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90



ÓBIDOS - O município de Óbidos, oeste de Pará, na gestão do prefeito Jaime Silva, alcançou um feito histórico ao pleitear uma operação de crédito junto ao Banco do Brasil com garantia total da União.

 
O empréstimo de R$ 30 milhões foi autorizado pelo Ministro da fazenda, Fernando Haddad, para o Município de Óbidos investir em obras de pavimentação (asfalto e concreto) e drenagem. A minuta de autorização foi publicada na última quarta-feira, 14, no Diário Oficial da União.
 
O Prefeito de Óbidos, Jaime Silva, comemorou mais essa conquista que destravará as alavancas do desenvolvimento municipal.
 
Nosso sentimento é de felicidade pelo aval do Governo Federal para essa operação de crédito junto ao Banco do Brasil que chega em boa hora para nossa população. Óbidos é um dos poucos municípios a conseguir esse feito. É uma conquista que deve ser comemorada, pois, demonstra que estamos fazendo o dever de casa, e principalmente, estamos respeitando a lei de responsabilidade fiscal”, comemorou, Jaime.
 
O empréstimo, concedido com garantia total da União, será liberado através do Banco do Brasil, a partir de contrato que será firmado com o município. Antes de liberar o empréstimo, o Banco do Brasil e órgãos federais fizeram um extenso levantamento da realidade das contas da Prefeitura de Óbidos, o que permitiu a transação entre as partes diante da capacidade financeira e viabilidade econômica para contrair o financiamento, tendo como avalista, o governo federal.
 
Isso é um processo longo de auditagem, o município precisa estar em dia com suas obrigações para que ele alcance esse merecimento de ter o financiamento com juros mais baixos, subsidiados, tendo como avalista o governo federal. Agradecemos o empenho de toda a nossa equipe por esse feito inédito, aos vereadores que entenderam a importância desse investimento para nossa cidade e votaram a favor da nossa proposta, onde muitos tentaram e não obtiveram êxito, e essa bênção chega para coroar ainda mais a nossa gestão”, ressaltou o prefeito.
 
Liberação do recurso
Em entrevista, o prefeito Jaime Silva, esclareceu sobre a forma que o dinheiro será liberado. Serão três parcelas de R$10 milhões com previsão de ainda em 2023 ser liberada a primeira parcela; segunda e terceira parcela serão liberadas em 2024 e 2025, respectivamente. A gestão está trabalhando com celeridade para que o contrato com o Banco do Brasil seja firmado no mais breve espaço de tempo.
 
Investimento em infraestrutura
Conforme o despacho publicado no Diário Oficial da União, os recursos se destinam a investimentos em pavimentação (em concreto e asfalto) e drenagem (profunda e superficial) de vias do município. A operação de crédito pleiteada pela gestão municipal, recebeu parecer favorável da Secretaria do Tesouro Nacional e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
 
Óbidos deve orgulhar-se disso, de ter uma gestão comprometida em trazer boas obras, mas também em fazer a boa gestão dos recursos públicos com responsabilidade”, finalizou Jaime Silva.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp