04/12/2023 às 16h46min - Atualizada em 04/12/2023 às 16h46min

Festa Literária de Santarém recebeu mais de 50 mil visitantes durante os cinco dias de programação

A Festa foi o primeiro grande evento do Centro de Convenções de Santarém ‘Sebastião Tapajós'

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação

 SANTARÉM - A Festa Literária de Santarém, no oeste do Pará, realizada no Centro de Convenções ‘Sebastião Tapajós’ encerrou o domingo (3) com êxito. Realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Santarém. A Festa começou no dia 29 de novembro e recebeu mais de 50 mil visitantes durante os 5 dias de programação, que contou com 8 apresentações culturais e 15 papos-cabeça.

A ação ocupou 5 mil metros quadrados de área climatizada, com 32 estandes do Estado do Pará e mais 4 de outros estados. Ao todo representaram 120 editoras, com 20 mil títulos expostos e mais de 60 mil cópias vendidas. Mais de R$1.200.000,00 movimentados, e 100 empregos diretos e indiretos foram gerados no evento. Os profissionais da educação pública foram beneficiados pelo Programa CredLivro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade do Estado do Pará (UEPA), e pelas Prefeituras Municipais de Belterra e Santarém. O saldo total utilizado pelos servidores ultrapassou os 500 mil reais. 

“A Festa Literária inaugurou uma nova etapa de grandes eventos que futuramente podem acontecer no Centro de Convenções Sebastião Tapajós. E nós fomos surpreendidos de maneira positiva, as nossas expectativas foram ultrapassadas. Nesses cinco dias e noites, vimos este estacionamento completamente lotado, isso sem contar com o transporte coletivo. Então, foi realmente um sucesso, tanto de público como de negócios. Mais de um milhão de reais foram movimentados aqui. Os nossos expositores certamente estão saindo daqui felizes, assim como os escritores que expuseram suas obras, e os artistas locais que fizeram apresentações lindas, que também atraíram o público. Então, só tenho a agradecer a todos os envolvidos", disse o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós. 

Além dos estandes, o espaço também foi preenchido pela praça de alimentação, feira criativa, palco Multivozes e Céu da Leitura, um ambiente de acolhimento para as crianças, que recebeu mais de 50 turmas escolares. 

“Vim a procura de um presente para crianças e encontrei mais do que eu esperava. Tem uma oferta grande, bem diversificada, aproveitei pra levar algumas coisas pra mim também", conta Thaisa Monteiro, que visitou a Festa Literária na última sexta-feira e voltou para o encerramento.  

O último dia de Festa foi voltado para as Vozes do Baixo Amazonas. Carol Arara, Maise Oliveira e Rodrigo Fernandes falaram sobre a  “Produção Literária da Região do Baixo Amazonas” com a mediação de Graziela Brum. Em seguida, “É de arrepiar: visagens e assombrações na literatura da Região do Baixo Amazonas” foi o tema da conversa entre Wildson Queiroz e Alenilson  Ribeiro, com a mediação de Rubens Elias. 

Depois, a roda de conversa com os Mestre Jefferson Paiva e Chico Malta, foi mediada por Gean Araújo. Mais tarde, o Mestre Chico Malta também fez uma apresentação com sua roda de carimbó, seguida pela banda ‘Estação.com’ que encerrou em grande estilo a Festa Literária de Santarém.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp