15/11/2023 às 10h06min - Atualizada em 15/11/2023 às 10h06min

Austrália irá abrigar cidadãos de Tuvalu deslocados pelas mudanças climáticas

Com o aumento do nível do mar, a cada ano, as ilhas perdem um pouco do seu território e as pessoas são afetadas com a perda de suas casas e a falta de segurança

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

AUSTRÁLIA  - O Governo da Austrália anunciou que irá abrigar e oferecer visto residencial a moradores de Tuvalu que forem afetados pelas mudanças climáticas. Isso significa que todos os anos, cerca de 280 pessoas poderão se mudar e viver com dignidade e segurança.

Contextualizando: Tuvalu é um país localizado no oceano pacífico e formado por nove ilhas. Com o aumento do nível do mar, a cada ano, as ilhas perdem um pouco do seu território e as pessoas são afetadas com a perda de suas casas e a falta de segurança. 

O compromisso do país hospedeiro então é promover aos cidadãos de Tuvalu direitos de viver, estudar, trabalhar e acesso a serviços, além de auxílio para que eles permaneçam em segurança.

A ideia não é promover uma migração em massa, mas sim dar dignidade àqueles que escolherem uma nova vida. Ainda, a Austrália irá cooperar com o Projeto de Adaptação Costeira de Tuvalu que busca recuperar algumas terras do país e expandir a sua superfície para que a parte comprometida se torne habitável novamente.

No contexto político, o tratado entre os países é visto como uma vitória estratégica da Austrália tanto no quesito comercial, quanto no estímulo à redução mundial na emissão de gases efeito estufa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp