24/10/2023 às 09h54min - Atualizada em 24/10/2023 às 09h54min

Petrobras perde mais de R$ 32 bi após proposta que facilita indicação política

Outro ponto da proposta que também impactou negativamente no valor de mercado da empresa é a mudança na remuneração de acionistas.

Da Redação
Gazeta do Povo
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

BRASIL - As ações da Petrobras caíram 6,60% e a empresa perdeu R$ 32,3 bilhões em valor de mercado depois que a estatal anunciou, na manhã desta segunda-feira (23), uma mudança na “política de indicação de membros da alta administração e do conselho fiscal”. O anúncio vem sendo interpretado como um “drible” na Lei das Estatais. 

A medida, que ainda precisa de aprovação pela assembleia de acionistas, propõe a retirada do trecho do estatuto que veda indicações de membros do governo ou de partidos políticos e sindicatos. 

Outro ponto da proposta que também impactou negativamente no valor de mercado da empresa é a mudança na remuneração de acionistas. 

Em nota, a Petrobras disse que o objetivo é adequar a política de indicações à interpretação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Apesar da pressa da empresa, a matéria ainda não foi debatida em plenário pelo Supremo. 

De acordo com a Folha de São Paulo, as mudanças foram propostas pelo presidente do conselho, o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME), Pietro Mendes. 

O presidente da estatal, o petista Jean Paul Prates, teria questionado a apresentação da proposta sem debate prévio. 

No domingo, um dia antes da queda no valor da Petrobras, Prates exaltou a valorização das ações da empresa no atual governo e rebateu críticas à gestão petista. 

“Não é mágica. É gestão! Pra quem duvida, basta olhar o comparativo com as demais congêneres [...] E tinha gente oponente apostando que a ‘gestão petista’ iria afundar a empresa. E também tinha gente aliada apostando no fracasso”, escreveu Prates nas redes sociais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp