16/10/2023 às 11h58min - Atualizada em 16/10/2023 às 11h58min

Prefeitura de Óbidos decreta situação de emergência em virtude da estiagem que assola o município

O decreto é válido por 180 dias e, nesse período, o município vai mobilizar todos os órgãos nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário

Por: Marcos Cantuário
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90


ÓBIDOS - Em virtude da rigorosa estiagem que assola comunidades ribeirinhas e área urbana do município, localizado na região Oeste do Pará, a Prefeitura de Óbidos decreta situação de emergência nas áreas afetadas, e autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
 

De acordo com os levantamentos e registros, estima-se que o número de afetados corresponde a aproximadamente 8.970 pessoas em 39 comunidades. Nessas localidades, os moradores já enfrentam uma “crise hídrica” provocada pelo baixo nível do Rio Amazonas. Além da falta de água potável, outro problema é a dificuldade de transporte.
 
O prefeito Jaime Silva visitou as comunidades atingidas e conversou com moradores sobre o problema enfrentado por essas populações. A visita resultou em medidas emergenciais como o envio de água para as escolas, e outras medidas paliativas.


 
O documento declarando situação de emergência nas áreas do município atingidas pela estiagem, foi publicado no dia 11 de outubro, considerando – “O rigoroso período de estiagem deste ano que tem reduzido drasticamente o nível dos rios e de seus afluentes por conta do período prolongado de baixo ou nenhum registro de chuvas que está castigando a maioria dos municípios da região, principalmente os que se localizam as margens de rios, pois sofrem com os danos causados por enchentes/vazantes no qual grandes áreas ribeirinhas e de várzea são fortemente atingidas, algumas delas habitadas deixando com isso dezenas de comunidades há mercê das ações do desastre, trazendo com isso danos e prejuízos nos setores de agricultura, pecuária e comercio local, há também algumas comunidades isoladas e desassistidas de alguns dos serviços essenciais como transportes, educação e saúde”, diz trecho do documento.
 
CLICK AQUI BAIXE O DECRETO
 
Na área urbana estão sendo atingidos os bairros que são banhados pelo Lago Pauxis, sendo eles: Bairro do Centro, Bairro Lourdes, Bairro Cidade Nova e Bairro Bela Vista, ocasionando para aqueles que residem nestes locais, a intrafegabilidade através de transportes fluviais.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp