03/10/2023 às 08h33min - Atualizada em 03/10/2023 às 08h33min

Seminário de Bombeiros contará com familiares das vítimas de Brumadinho

Familiares das vítimas de Brumadinho vão participar da 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros em Gramado

Da Redação

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Seminário Nacional de Bombeiros em Gramado

BRUMADINHO  - Ação de busca e salvamento desde 25 de janeiro de 2019, dia em que a barragem da Vale rompeu, matando 272 pessoas, será homenageada. Cerca de 6 mil bombeiros militares já atuaram nesta que é considerada a maior operação de resgate ininterrupta do Brasil e ainda segue sem previsão de acabar. Seminário acontece de 4 a 6 de outubro

A convite do Corpo de Bombeiros, a AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho) estará, entre os dias 4 e 6 de outubro, na 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), em Gramado (RS). Os representantes dos familiares das 272 vítimas fatais da tragédia-crime, além prestar homenagem aos bombeiros, vão expor as consequências do rompimento da barragem da Vale. Após mais de 4 anos e 8 meses do colapso, nenhum responsável pelo crime foi punido.
 
Considerada a maior operação de busca e resgate do Brasil, a ação chega hoje ao seu 1.711º dia sem previsão para acabar. Cerca de 6 mil bombeiros militares já atuaram na ação, que segue incansável na busca por Maria de Lurdes Bueno, Nathália Araújo e Tiago Silva, as 3 vítimas que ainda não foram encontradas, chamadas de Joias pelos familiares. O Encontro de todas as vítimas é uma das prioridades da AVABRUM, que tem na corporação um grande apoio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a Operação Brumadinho só terá fim quando as 272 vítimas forem encontradas.
 
“Como ainda temos três Joias desaparecidas, o Corpo de Bombeiros se mantém empenhado com aproximadamente 30 militares diariamente dedicando-se às ações operacionais e planejamento estratégico. Tudo isso tem sido primordial para a recuperação das Joias e alento do coração dessas famílias”, diz a capitã Thaise Rodrigues Rocha, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. “Enquanto for possível, enquanto for viável, estaremos empenhados para trazer conforto a essas famílias”, enfatiza.
 
Maior evento da América Latina
O Senabom é considerado o maior evento de Bombeiros Militares da América Latina. E é a primeira vez que o seminário contará com a presença dos familiares das vítimas da tragédia-crime de Brumadinho. 
 
No estande da AVABRUM, visitantes poderão conhecer familiares de vítimas e ter informações sobre tudo o que vivem desde 25 de janeiro de 2019, quando ocorreu o rompimento da barragem, além de explicação sobre as lutas atuais da AVABRUM – Encontro das 3 vítimas; Justiça, para que os culpados sejam responsabilizados; Memória, para que a tragédia não seja esquecida; reconhecimento dos Direitos dos familiares em todas as esferas; e Não repetição do crime. 
 
Estarão expostas as fotos das 272 vítimas que morreram, cartazes, livros, revistas, matérias de jornais e vídeos. No espaço, também serão distribuídos folders de conscientização e com história da AVABRUM.
 
Gratidão eterna
 
Estarão em Gramado representando a associação Alexandra Andrade e Josiane Melo, que integram a diretoria da AVABRUM. “Vamos rever e conhecer bombeiros que trabalharam na operação, contar a história da associação e falar da nossa luta. Vamos mostrar que a AVABRUM, mesmo diante de toda dor e saudade, continua firme, junto com os bombeiros que permanecem em Brumadinho. Somos eternamente gratos a eles”, disse. “’Desistir não é uma opção’ é um dos lemas dos bombeiros e também da AVABRUM”, afirmou Alexandra, que perdeu o irmão, Sandro Andrade, e o primo, Marlon Gonçalves, além de inúmeros amigos e conhecidos na tragédia. 
 
Os trabalhos do Corpo de Bombeiros em Brumadinho também serão tema de uma apresentação do tenente-coronel Anderson Passos. Um dos dois chefes das operações no local nos quatro primeiros meses após a tragédia, ele também é e autor do livro “Brumadinho 272” e falará no Seminário no dia 4, às 14h.
 
Separação do rejeito
Ao longo dos últimos 1.711 dias, a corporação acumulou experiência, aperfeiçoou técnicas e investiu no trabalho de inteligência. Com a mudança nas características dos mais de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos despejados da barragem, o que equivale a cerca de 290 campos de futebol, as fases de buscas adotadas em campo foram se modificando. Atualmente, a tentativa de identificação das vítimas é feita através de estações de busca, com a separação do rejeito em fragmentos maiores e menores, através de equipamentos industriais de peneiramento.
 
“Nosso propósito, desde o primeiro dia, está em cumprir nossa missão de forma honrada em respeito a dor das famílias que depositaram suas esperanças no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais”, diz a mensagem dos Bombeiros em vídeo divulgado em homenagem às famílias das vítimas.
 
Serviço: 21ª Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom)
Data: De 4 a 6 de outubro de 2023
Local:  Serra Park – Centro de Feiras e Eventos - Rua Henrique Belotto - Vila Jardim, Gramado – RS
Estande AVABRUM - 4



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp