22/09/2023 às 08h37min - Atualizada em 22/09/2023 às 08h37min

MP de São Paulo vai ao STF contra decisão de Toffoli sobre Lava Jato

Ministério Público afirma que as provas foram usadas em "diversas ações e investigações" que agora estão em xeque

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

BRASIL - O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) entrou, nesta quarta-feira (20), com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão do ministro Dias Toffoli que anulou provas do acordo de leniência da Odebrecht. O procurador-geral de Justiça do Estado, Mario Luiz Sarrubbo, afirma que as provas foram usadas em “diversas ações e investigações” que agora estão em xeque.

No recurso, Sarrubbo sugere dois caminhos: que Toffoli reconsidere a própria decisão ou envie o caso para análise no Plenário do STF. O principal argumento usado no recurso é processual. O chefe do MP de São Paulo afirma que a decisão de anular provas da leniência não poderia ter efeito generalizado e deveria valer apenas para o presidente Luiz Inácio Lula de Silva (PT), porque foi ele quem deu entrada na reclamação.

– Ainda que admitido o manejo do remédio heroico constitucional no bojo da reclamação, com o trancamento de ofício da ação penal em face do reclamante, não há como se ampliar a concessão da ordem para atingir processos e investigações indistintas, em que não se tem conhecimento sequer dos fatos e sujeitos investigados – diz um trecho do pedido.

O recurso encampa uma tentativa de salvar investigações e processos em curso, que podem ser desidratados se as provas obtidas a partir do acordo de Odebrecht forem retiradas. Na mesma decisão que anulou as provas, Toffoli afirmou que a condenação de Lula na Lava Jato foi um dos “maiores erros judiciários da história do país”.

O agravo do MP de São Paulo chega ao STF antes mesmo de o Ministério Público Federal (MPF) decidir se entrará ou não com recurso na ação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp