13/09/2023 às 16h05min - Atualizada em 13/09/2023 às 16h05min

Mais uma etapa do Projeto Saúde Nota 10, é realizado pela Cáritas Diocesana de Óbidos

Ação e Proteção, Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Mauro Nayan
Cáritas Diocesana de Óbidos

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Mais uma etapa do Projeto Saúde Nota 10

ÓBIDOS - A Diocese de Óbidos, por meio da Associação Beneficente Emaús, em parceria com a Cáritas Diocesana de Óbidos, realizou nos dias 11 e 13 /09/2023, mais uma Etapa do “Projeto Saúde Nota 10”, executando os objetivos do Projeto Içá – Ação e Proteção, Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Numa ação da linha colaborativa que teve por objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes em relação a compreensão das atribuições dos Órgãos/Instituições que integram a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes do Município de Óbidos.


 
Nesta versão, 90 estudantes (divididos em 02 turmas de 45 estudantes) das Escolas Municipais: Raimundo Cardoso de Araújo, Inglês de Souza e Frei Edmundo, foram levados para uma Aula Passeio, onde conheceram in loco os que zelam pela Proteção Integral para que crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados. Na Rota de Aprendizagem foram visitados os seguintes espaços: Dia 11/09/2023 - Conselho Tutelar (Conselheiros: Ronielson Nunes, Érica Santarém, Fabrício Souza), Delegacia de Polícia Civil (Delegada Larissa Orestes), Promotoria de Justiça (Dr. Paulo Igor Nascimento) e Centro Pastoral (Raimundo Caetano – Projeto Agroflorestal e Romeu Garcia – Administrativo do Emaús).


 
No dia 13/09/2023 – Fórum da Comarca de Óbidos (Dr. Clemilton Salomão – Juiz de Direito e Dr. Bruno – Promotor de Justiça), CRAS I (Sra. Jorcilene Cruz Dantona – Assistente social), Centro Pastoral (Raimundo Caetano – Projeto Agroflorestal, Ilma Helena – Coordenadora da Cáritas Diocesana e o 1º Tenente Marco – Polícia Militar), tendo palestras dentro do ônibus, nos espaços físicos das instituições ou espaços auxiliares.
 
Neste contexto as crianças tiveram a oportunidade de refletir que prevenir, proteger e encaminhar adequadamente casos de violências contra a criança e adolescente é uma tarefa de complexidade ímpar, tendo a partilha dos profissionais da Rede, as orientações expressam o compromisso com o desenvolvimento integral de cada estudante e o empenho na promoção de uma educação pautada por princípios de equidade e inclusão para que todos tenham garantidos os seus direitos.
 
Nas ações contamos incondicionalmente com as parcerias do Projeto A Força das Mulheres e Crianças da Amazônia, Projeto Agroflorestal, Secretaria Municipal de Educação (na logística de transporte) e os servidores das Escolas que ajudaram em todo trajeto na organização dos estudantes. Nosso sincero agradecimento a todos os profissionais que estiveram nesta caminhada de formação cidadã de nossas crianças e adolescentes.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp