22/10/2015 às 16h57min - Atualizada em 22/10/2015 às 16h57min

Óbidos realiza audiência pública para debater Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Ainda este ano a SEMMA deverá lançar a campanha "Sacola Não Cola" que visa a redução do uso de sacolas descartáveis e a adoção das sacolas reaproveitáveis.

Martha Costa - ASCOM
Foto: Divulgação

ÓBIDOS - A Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) realizou na manhã da quarta-feira, 22 de outubro, uma audiência pública para apresentação e apreciação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Óbidos.   O evento é realizado em observância aos dispositivos previstos na Lei Federal 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e que prevê entre a sociedade a aplicabilidade de medidas relacionadas ao descarte correto do lixo urbano, do reaproveitamento e reciclagem entre outras ações.

A audiência teve abertura às 9h no Cliper de Sant'Ana, e contou com a presença sociedade civil organizada, entidades sociais, instituições publicas e seus respectivos representantes, além do Prefeito de Óbidos, Mario Henrique de Souza Guerreiro, do Secretário de Governo, Júlio Maciel, da Secretária de Desenvolvimento Social, Amanda Filizzola e do Secretário de Meio Ambiente Vinicius Lopes quem conduziu a audiência juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente.

De acordo o secretário da SEMMA, a audiência é o primeiro momento de uma série de compromissos firmada entre o poder publico e a sociedade a fim de promover o gerenciamento eficaz dos nossos resíduos. "Essa é apenas uma das etapas a serem cumpridas, e a proposta é fazer a apresentação previa para a comunidade do que nós já temos construído sobre a política municipal. O grande foco é a gente trabalhar as campanhas de educação ambiental, e para isso nós temos campanhas específicas, como a "Sacola Não Cola", que será um diferencial, já que a maioria do resíduo sólido detectado são sacolas plásticas e a gente quer trabalhar em cima de problemas reais para colher resultados positivos", declarou Vinicius.

O prefeito de Óbidos, Mario Henrique, falou sobre a importância da realização desta audiência pública. "Aqui vamos discutir o futuro do meio ambiente, sabemos a dificuldade encontrada nos estados para o destino final do lixo, sabemos que a produção do lixo na sociedade moderna é muito grande e aqui é o momento ideal para decidirmos o caminho que vamos tomar. São medidas que o Governo Federal tem imposto aos estados e a gente tem um impacto social e econômico muito grande, e se não houver a interferência da União e do Estado ficará muito difícil se fazer cumprir com a legislação. E fica o chamamento para a nossa sociedade de que nós somos responsáveis pelo lixo que produzimos", finalizou o Prefeito

O evento foi aberto a sociedade e geral e durante sua realização houve exposição de produtos feitos a partir da reciclagem de garrafas pet e de materiais de descarte pelos alunos dos projetos sociais José Cornélio da (SEMDES) e da Associação Menino Jesus.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp