08/06/2023 às 16h40min - Atualizada em 08/06/2023 às 16h40min

Torcedores do Garantido e do Caprichoso têm um novo espaço digital para brincar de boi

Todos os filtros e desafios, assim como o passo a passo para utilizá-los, estão disponíveis no perfil da Arsepam no Instagram (@arsepamamazonas)

Da Redação
culturaamazonica.com.br

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Arsepam/Divulgação

AMAZONAS - Os torcedores da Francesa e da Baixa do São José têm um novo espaço digital para brincar de boi. O Governo do Amazonas, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado (Arsepam), lançou nesta segunda-feira (05/06) o “desafio” (challenge) de toadas dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Do Caprichoso, as toadas selecionadas para a brincadeira foram “O Ritmo É De Boi”, “Sentimento Porreta” e “Pode Avisar!”. Do Garantido foram “Vendaval de Amor Garantido”, “Nasci Para Ser Vermelho” e “Treme Terra”. Ao todo, são seis filtros de dança e seis Reels com os sucessos dos bumbás que podem ser utilizados pelos torcedores.

Todos os filtros e desafios, assim como o passo a passo para utilizá-los, estão disponíveis no perfil da Arsepam no Instagram (@arsepamamazonas). Os materiais são compatíveis com os sistemas iOS e Android dos smartphones.

O diretor-presidente da Agência Reguladora do Amazonas, João Rufino Júnior, destacou que a iniciativa é uma maneira de homenagear as torcidas e, também, de proporcionar um novo divertimento para o 56º Festival Folclórico de Parintins.

“Essa foi uma forma que a Agência Reguladora encontrou para homenagear as torcidas dos bumbás e de participar mais ativamente dessa grande festa, e não somente no seu papel institucional de fiscalizar o transporte hidroviário intermunicipal de passageiros”, disse o gestor.

Detalhes do projeto

Responsável pela direção-geral do projeto, o jornalista Rafael Seixas destacou que todas as gravações dos filtros, desafios e demais produtos ocorreram no Porto de Manaus, fundamental no transporte dos torcedores para o festival folclórico. Também é forma de mostrar o importante papel da Arsepam na execução do serviço de transporte hidroviário intermunicipal de passageiros.

“Só é possível ir para Parintins de avião ou de barco. A grande maioria vai para a Ilha Tupinambarana por meio das embarcações 0para curtir o festival. Por isso, optamos por fazer as gravações no Porto de Manaus. É uma forma também de homenagear o importante papel social das embarcações”, disse o jornalista, que também é chefe de comunicação da Arsepam.

Filtro

O diretor-geral explicou que as conversas sobre o projeto iniciaram no final de março, em conjunto com os estudos de viabilidade sobre o filtro. Os testes e aplicações aconteceram no Meta Spark Studio, software desenvolvido para elaborar filtros para o Instagram. A iniciativa teve o intuito de atingir o máximo da resolução disponível pela plataforma.

As gravações, assim como a articulação de produção, foram parceria com a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom). Além disso, com apoio das presidências e dos movimentos de dança de ambos os bois.

Ainda vem mais

Outros produtos referentes ao projeto estarão em breve nas redes sociais da Arsepam. Bem como, as filmagens das coreografias das músicas utilizadas nos filtros e Reels. Além disso, o making of do projeto; e os visualizers (registros visuais) das toadas do ano do Caprichoso e Garantido.

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp