23/01/2023 às 08h25min - Atualizada em 23/01/2023 às 08h25min

Samba, boi de rua, marchinhas de carnaval e ala sincronizada na Banda do Boulevard 2023

A banda traz como tema para o carnaval deste ano ‘Teixeira de Manaus é Beiradão: Cultura do Amazonas em Canção

Por: Jonária França

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Mestre Iron e bateria Explosão do Boulevard) - Foto:Arquivos/Banda do Boulevard

MANAUS - A Banda do Boulevard inova mais uma vez e vai trazer para a avenida um carnaval de rua diferenciado com a bateria tocando três horas ininterruptas de samba, uma hora de boi bumbá, com a apresentação do boi de pano Boilevard, o boi de rua de Manaus criado ano passado, e uma ala toda sincronizada, que fará parte da apresentação da nova rainha da banda, Josiane Valle, além das tradicionais marchinhas de carnaval com os Anjinhos do Boulevard.

Todas essas novidades estão sendo preparadas pelos organizadores do evento com muito capricho, para proporcionar um carnaval inesquecível aos apreciadores da banda, que costuma levar para a avenida Álvaro Botelho Maia uma multidão de pessoas todos os anos.

De acordo com o mestre Iron (mestre de bateria da banda) a bateria terá muitas surpresas, sendo a ala sincronizada e a apresentação do boi de pano uma das mais aguardadas pela equipe. “Vamos trazer na bateria Explosão do Boulevard cem ritmistas e teremos um momento surpresa com uma hora de boi bumbá com muitas toadas de Parintins e do nosso Boilevard”, destacou mestre Iron.

Outra novidade é o intérprete Huaulesom Rodrigues, o Mestre Kabeça, que trará para o carnaval sambas de escolas como Mocidade, União da Ilha, Beija-Flor, Reino Unido da Liberdade, Vitória-Régia e Grande Família. “Só sambas eternos que fazem sucesso até hoje nos bailes de carnaval”, lembrou.

A Banda do Boulevard acontece este ano no dia 12 de fevereiro, na Avenida Álvaro Botelho Maia, a partir das 16h, levando para o carnaval de rua o tema “Teixeira de Manaus é Beiradão: Cultura do Amazonas em Canção”, música composta por Paulo Onça, Mulher do Samba e Mui do Cavaco, tendo como intérpretes Auzier do Samba e Mestre Kabeça.
 
Paulinho Viana durante apresentação do Boilevard
 
O Boilevard, boi de pano criado em 2022 pelos organizadores da Banda do Boulevard como forma de representar a cultura do boi-bumbá de rua de Manaus é uma das atrações da Boulevard 2023, que terá show de uma hora de duração do cantor e levantador de toadas Paulinho Viana. A informação é da direção do evento, que este ano acontece no dia 12 de fevereiro, a partir das 16h, na Avenida Álvaro Botelho Maia, 228, Centro.  



A brincadeira do boi-de-pano entrou de vez no calendário festivo da Banda do Boulevard e este ano passou a integrar a programação do evento com a presença do cantor Paulinho Viana, que movimentou os brincantes do boi-bumbá no dia 19 de 2022, quando a Banda do Boulevard apresentou a evento “Arraial do Boulevard”, em homenagem a manifestação popular do boi de rua de Manaus. Na época seis atrações bovinas, incluindo a apresentação de Viana, fizeram a alegria dos visitantes, com direito a guloseimas típicas do mês de junho.
 
Manutenção da cultura

De acordo com a organização da banda, o Boilevard não poderia ficar de fora desse momento carnavalesco, pois sua presença reforça o interesse dos organizadores, brincantes e foliões em manter viva a cultura popular de rua, como o carnaval e o boi de pano. Iniciativa que para o levantador de toadas oficial da Marujada de Guerra de Manaus (MAG) Paulinho Viana, contribui para o resgate do boi de rua em Manaus, que está esquecido há algum tempo. “O Boilevard será uma grande iniciativa”, garante Viana.

Para o dia da banda Paulinho, que é um dos artistas do Boi Caprichoso e também do Carna-boi  e Boi Manaus, promete aos foliões “um show com a cara do Paulinho Viana, ´pra cima´ e totalmente energizante do começo ao fim, com um repertório dançante e com toadas marcantes dos bois de Parintins”, frisa Viana lembrando o seu tradicional grito de guerra usado em todos os seus shows: “o panavueiro é comigo, onde todo mundo dança e cada pessoa se torna um item”. 
 
Anjinhos do Boulevard e rock gospel

A Banda do Boulevard é uma das mais tradicionais bandas de carnaval de rua de Manaus e costuma reunir mais de 150 mil foliões na avenida Álvaro Botelho Maia, com a oferta de uma programação que inclui no repertório musical os sambas próprios da banda e a tradicional presença dos Anjinhos do Boulevard, a bateria da banca com seus cem ritmistas e a banda de rock gospel comandada por Sylvia Laureana. Lembrando que a banda traz como tema para o carnaval deste ano ‘Teixeira de Manaus é Beiradão: Cultura do Amazonas em Canção’, em homenagem ao saxofonista amazonense Rudeimar Soares Teixeira, o Teixeira de Manaus.  




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp