14/09/2016 às 16h19min - Atualizada em 14/09/2016 às 16h19min

Ferramenta inovadora revelam índices de eficiência e ineficiência dos municípios brasileiros.

Por: Walmir Ferreira

Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - Uma ferramenta inédita lançada pelo jornal A Folha SP em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.

O Ranking de Eficiência dos Municípios leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.

Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras. Aldeane Soares morava em Manaus, capital do estado do Amazonas e voltou para Óbidos com a esperança de encontrar dias melhores. Já há duas semanas na cidade pauxiara avalia como negativa a eficiência do município.

“Eu tou há apenas duas semanas e pra ser sincera eu avalio como péssima a situação do município. Tanto na área da saúde como na educação. Na estrutura nem se fala porque nossas ruas todo mundo vê como estão.” Relatou Aldeane Soares, dona de casa.

O levantamento revela que nos 5% menos eficientes, com índice de até 0,30, o funcionalismo cresceu 67% entre 2004 e 2014, em média. A população aumentou 12% no período.

Em crise, os municípios espelham também alguns dos principais desafios do país, como o crescimento do gasto público, a dependência de verbas federais, a perda da dinâmica da indústria e a ascensão do agronegócio.

Esse é um trecho da matéria divulgada em parceria entre Folha de São Paulo o Data Folha. Na pesquisa, o município de Óbidos aparece na relação dos ineficientes, ocupando o 5.006º lugar. Com nota 0,303; na educação 0,387; na saúde 0,237; Saneamento 0,501 e receita 0,156.

1º     Cachoeira da Prata         MG

2º     Lobato     PR   

3º     Bom Jesus do Norte       ES    

4º     Águas de São Pedro        SP

5º     Cataguases      MG 

São os municípios mais bem ranqueados. A cidade paraense mais bem colocada é Abel Figueiredo   na 1.783º posição.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp