19/12/2017 às 15h24min - Atualizada em 19/12/2017 às 15h24min

Mesmo com muita chuva que caiu sobre Óbidos, a população sente ainda os sintomas provocados pelo excesso de fumaça na cidade.

Por: Sara Evellen

Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - Sabe-se que a fumaça trás grandes danos a saúde, visto que o nosso sistema respiratório tem alta sensibilidade. Na cidade de Óbidos, a população tem sofrido muito com o véu de fumaça causado por queimadas. Mas, o que acontece com o nosso corpo quando respiramos a fumaça?

Primeiramente devemos saber o que é a fumaça de fato. A fumaça é uma mistura de partículas sólidas, vapores e gases, formada a partir da decomposição de algum material combustível. A composição química da fumaça depende do material queimado, mas sempre contém monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, dentre outras substâncias geralmente tóxicas.

Quando inalamos a fumaça, automaticamente inalamos substâncias tóxicas sem contar as queimaduras internas provocadas pela inalação de fumaça quente, como lesões na traqueia e nos brônquios, chegando até os alvéolos (estruturas localizadas dentro do pulmão onde ocorre a troca de gases - oxigênio e gás carbônico). Quando o material entra pelo pulmão e cai na corrente sanguínea, ele ocupa o espaço nos glóbulos vermelhos onde deveria estar o oxigênio, e quando os glóbulos vermelhos ficam tomados por monóxido de carbono, não conseguem transportar oxigênio, o que provoca a morte, isso ocorre principalmente em incêndios onde a fumaça está concentrada em maior quantidade e em alta temperatura.

Quais os efeitos da fumaça em uma pessoa?

Vale ressaltar que depende muito do material queimado, da quantidade e da temperatura da fumaça, mas geralmente os efeitos são:

  • Diminuição da visibilidade.
  • Lacrimejamento e irritações dos olhos.
  • Aceleração da respiração e das batidas do coração.
  • Intoxicação e asfixia.
  • Vômitos e tosse.
  • Morte.

Sem contar a possível intoxicação, e o desencadeamento de doenças respiratórias.

Quais são os sintomas da intoxicação pela fumaça?

Os sintomas da intoxicação pela fumaça são decorrentes de diferentes efeitos:

  • Ação térmica direta: eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e ulcerações (feridas) de mucosa das vias aéreas superiores. Estes sintomas são causados pela inalação de fumaça quente, o que leva a queimaduras internas, fechamento dos brônquios e a consequente obstrução da passagem do ar.
  • Inalação de gases tóxicos: falta de ar, tontura, confusão mental, torpor, coma e até mesmo óbito.
  • Inalação de toxinas: alterações de permeabilidade capilar, de fluxo linfático e de clareamento mucociliar, aparecimento da síndrome de desconforto respiratório agudo e de infecções secundárias.

Visto tudo isso, é possível entender o motivo da fumaça aqui em Óbidos afetar tantas crianças, adolescentes, adultos e idosos que tem problemas respiratórios como a asma e as famosas “ites”, rinite e sinusite.

Leia mais artigos de Sara Evellen – CLICK AQUI

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »

Findando o período letivo qual a matéria mais difícil de passar?

7.9%
12.4%
40.4%
10.1%
14.6%
5.6%
9.0%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...