18/11/2017 às 15h53min - Atualizada em 18/11/2017 às 15h53min

Neste artigo a autora pesquisou sobre o Câncer de Próstata e publicou para você em linguagem simples para melhor compreensão.

Por: Sara Evellyn
Foto: Novembro Azul

ÓBIDOS - O mês de novembro inicia, e com ele mais uma campanha começa, a luta contra o câncer de próstata. O novembro azul está aí pra tentar sensibilizar os homens a realizarem o exame de próstata. Exame esse que é de suma importância para a prevenção do câncer de próstata.

 O que é o câncer de próstata? 

Esse câncer ocorre na próstata, glândula que fica localizada abaixo da bexiga, e produz o liquido que forma o esperma e é importante para conduzir os espermatozoides até o óvulo durante o contato sexual, envolve a uretra, e o canal que liga a bexiga a orifício externo do pênis. As células cancerígenas se multiplicam com mais velocidade que as células normais, esse é o tumor que mais acomete os homens maduros e pode ser curado quando diagnosticado na fase inicial, quanto mais tarde o diagnostico e inicio do tratamento mais o risco de sobrevida do paciente diminui. 

Sintomas

No inicio é bem difícil notar qualquer tipo de sintomas relevantes, nenhuma anormalidade pode ser observada a toque nem pode-se sentir um nódulo endurecido na próstata.

Mas em alguns casos ocorre:

  • Dificuldade para urinar.
  • Diminuição da quantidade de urina.
  • Vontade frequente de urinar, acordando varias vezes durante a noite para ir a banheiro.
  • Sensação de que a bexiga ainda está cheia mesmo após urinar.
  • Urinar em gotas.
  • Impotência ou dificuldade para manter a ereção.

Vale ressaltar que esses mesmos sintomas também podem ocorrer devido a alterações benignas.

Já na fase avançada, podem ocorrer sintomas mais intensos obstrutivos como: fraqueza nas pernas, incontinência urinaria ou fecal, causados pelo crescimento loca do tumor com a compressão da uretra prostática. Em alguns casos os sintomas são por conta da doença que já se espalhou pelo organismo, principalmente para os ossos ou o crescimento para as diversas regiões do corpo, principalmente a invasão dos ureteres.

Diagnostico e exames

Nos homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de proteína do sangue PSA﴿, por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas, esses exames não dizem se o individuo tem câncer ou não, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

O PSA tende aumentar de acordo com a idade, cerca de 75-80 % dos homens com o aumento do PSA não tem câncer de próstata e cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresenta um PSA normal.

Tratamento e cuidados

 O tratamento padrão é a prostatectómia radical, que é a retirada da próstata, tem o objetivo de curar o paciente portador do câncer de próstata e remover o câncer por completo.

 A prostatectómia radical pode ser por via perineal, retropúbica ou robô assistida, todas podem ter resultados bons desde que seja aplicada a técnica operatória correta.

Fatores de risco

  • Histórico familiar é de suma importância: um paciente cujo pai ou o tio tiveram câncer de próstata tem o dobro de chance para desenvolver a doença de que a população em geral. O risco aumenta para os homens que tiveram um irmão com a doença. Se o paciente tiver mais de 65 anos e mais de um parente afetado pela doença, o risco aumenta de 6 a 11 vezes.
  • Alimentação: Dieta rica em gordura e carne vermelha, pobre em legumes, vegetais e frutas.
  • Sedentarismo e obesidade: esses pacientes tem o câncer mais agressivo,
  • Etnia: negros tem maior incidência, enquanto descendentes asiáticos apresentam taxa menor.

 

Prevenção

É recomendada a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos s homens acima de 50 anos. Para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata pai ou irmã﴿ antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 40 anos.

CLICK AQUI e leia mais artigos de Sara Evellyn

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.2%
23.4%
10.3%
1.1%
0%
0%
8.2%
1.6%
1.1%
47.3%
1.6%
1.6%
0.5%
1.1%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp