12/08/2022 às 14h28min - Atualizada em 12/08/2022 às 14h28min

Semma disponibiliza questionário online para a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos | Portal Obidense

Informações vão ajudar a definir a política municipal de reciclagem, controle e a reutilização dos resíduos

Por: Érique Figueirêdo/ ASCOM - PMO
Portal Obidense
Divulgação/ ASCOM-PMO
ÓBIDOS - Está disponível para o público o questionário online produzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semma), que vai subsidiar a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Óbidos.
 
São cinco etapas de fácil acesso que buscam coletar informações sobre o perfil socioeconômico da população, conhecimentos gerais a respeito do descarte correto dos resíduos e a frequência da coleta de lixo nos bairros da cidade, os cuidados com a saúde a partir do manuseio correto do lixo, e educação ambiental.
 
O plano será um documento que, por meio de um diagnóstico, vai orientar caminhos, estratégias, diretrizes e ações sobre o consumo, coleta, reciclagem, tratamento e destinação dos resíduos sólidos em todo território do município, proporcionando, assim, o planejamento e a aplicação adequada dos recursos públicos.
 
“Encaramos o desafio de construir esse plano pra que a gente possa avançar com a nossa política de gestão dos resíduos produzidos em Óbidos. A fase de esculta da população é fundamental para que possamos elaborar esse plano, atendendo as necessidades dos moradores de cada bairro e comunidade do município. Esperamos contar com a colaboração dos obidenses nessa fase importante”, disse o secretário de meio ambiente, Diego Santos.


Portal Obidense  Publicidade 750x90

CLICK AQUI PARA ACESSAR O FORMULÀRIO
 
O PMGIRS deve ser elaborado de acordo com a Lei nº 12.305 de 2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde estabelece como instrumento o documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de resíduos gerados por empresas, indústrias ou estabelecimentos.
 
No documento devem constar ainda, ações preventivas e corretivas, tendo como principais objetivos o controle adequado e a reutilização dos resíduos, a fim de diminuir a produção e, consequentemente, os riscos ao meio ambiente e à saúde humana.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp