15/07/2022 às 10h53min - Atualizada em 15/07/2022 às 10h53min

Congresso promulga emenda constitucional do piso salarial da enfermagem | Potal Obidense

Proposta abre caminho para sanção do projeto de lei, já aprovado pelo congresso, que institui valores salariais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

Maurício de Santi
Da Rádio Senado

Da Rádio Senado
BRASIL - O Congresso Nacional concluiu em maio de 2022 a votação do projeto de lei que estabelece um piso salarial para os enfermeiros de todo o país, no valor de 4.750 reais. A inIciativa da proposta foi do senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo. Mas a legislação em vigor diz que a definição de pisos salariais deve partir do Poder Executivo. O medo era de que o projeto fosse vetado pelo presidente da República por vício de iniciativa. A emenda constitucional aprovada pelo Congresso preencheu essa lacuna, determinando que uma lei federal pode criar os pisos salariais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Dessa forma, o projeto de Fabiano Contarato já pode ser sancionado:
 
O Congresso Nacional concluiu em maio de 2022 a votação do projeto de lei que estabelece um piso salarial para os enfermeiros de todo o país, no valor de 4.750 reais. A inIciativa da proposta foi do senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo. Mas a legislação em vigor diz que a definição de pisos salariais deve partir do Poder Executivo. O medo era de que o projeto fosse vetado pelo presidente da República por vício de iniciativa. A emenda constitucional aprovada pelo Congresso preencheu essa lacuna, determinando que uma lei federal pode criar os pisos salariais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Dessa forma, o projeto de Fabiano Contarato já pode ser sancionado:

 
A autora da emenda constitucional, senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, também destacou a importância de valorizar os enfermeiros:
 
A PEC traz uma segurança jurídica, ela respeita o pacto federativo, dando aos muncípios e estados a possibilidade de fazer um planejamento orçamentário e, portanto, a aplicação dessa lei a partir do ano que vem. É um passo muito importante. Agora é aguardar a sanção do presidente da República e comemorar a realização dessa grande conquista para esses profissionais de todo o Brasil. 
 
piso salarial dos enfermeiros será reajustado anualmente de acordo com o INPC, índice nacional de preços ao consumidor. Mais de um milhão de profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, devem ser beneficiados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp