30/06/2022 às 09h43min - Atualizada em 30/06/2022 às 09h43min

Barco Hospital Papa Francisco atende mais de 6 mil pessoas em comunidades de Prainha | Portal Obidense

A unidade itinerante contribui para fortalecer a diretriz do governo do Estado de levar serviços de saúde a todas as regiões do Pará

Redação
Agência Pará

Imagem da Internet
PARÁ - Após atender 46 comunidades ribeirinhas de Prainha, município do Oeste do Pará, o Barco Hospital Papa Francisco concluiu a 53ª expedição na Região do Baixo Amazonas, entre os dias 22 e 29 deste mês. Entre consultas e demais procedimentos, foram realizados 6.181 atendimentos. Entre os beneficiados estão moradores do Distrito Boa Vista Cuçari e da Comunidade São Francisco do Furinho.
 
Profissionais do Barco Hospital realizaram 883 consultas médicas, das quais 639 em clínica geral e 158 em oftalmologia, além de 43 procedimentos em anestesiologia e 43 em cirurgia geral. Em odontologia, foram 410 atendimentos - 126 consultas e 284 procedimentos.

 
Também foram oferecidos 2.922 exames, entre 2.071 laboratoriais; 50 mamografias; 68 eletrocardiogramas; 308 exames oftalmológicos; 201 raios-X e 224 ultrassonografias, além da entrega de 835 medicamentos.
 
No âmbito hospitalar, a equipe realizou 61 cirurgias, sendo 31 de baixa e média complexidade e 30 de pequenas intervenções. Houve ainda 61 internações, sendo 25 cirúrgicas e 36 clínicas. 
 
As atividades contaram com o trabalho de 40 pessoas, entre 13 voluntários médicos e odontólogos e 27 profissionais da equipe fixa do Barco Hospital, além de 36 servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Prainha, que atuaram na vacinação e triagem das pessoas.
 
Aproximação - De acordo com frei Afonso Obici, coordenador das atividades no Barco Hospital, a parceria das secretarias de Saúde dos municípios contemplados são fundamentais para a triagem das populações ribeirinhas beneficiadas pela ação. “Com as expedições, nos aproximamos cada vez mais dessas populações, levando esperança a esse nosso povo, que é tão especial e que merece, assim, carinho e atendimento especializado”, disse o coordenador.
 
Para Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), os serviços oferecidos pelo Barco Hospital contribuem com a diretriz do governo do Estado de levar saúde a toda a população do Pará. “Por este serviço, poderemos alcançar com mais facilidade aquelas populações que têm dificuldade de acesso aos serviços básicos e de média complexidade ofertados pelo SUS”, ressaltou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp