28/06/2022 às 08h42min - Atualizada em 28/06/2022 às 08h42min

Projeto conscientiza estudantes de Santarém sobre perigos de empinar pipa perto da rede elétrica | Portal Obidense

Mais de 3 mil estudantes de quarenta escolas da rede pública, de dez municípios paraenses, devem ser alcançados pela iniciativa

Redação
Da Redação
Da Redação
PARÁ - Empinar pipa é um hábito cultural que diverte crianças e adultos. E com o início da estação mais quente do ano na Amazônia, e da proximidade das férias escolares, o projeto “Pipas” conscientiza estudantes sobre os riscos dessa brincadeira popular perto da fiação elétrica. Nesta quarta-feira, 29, as ações educativas chegam à estudantes de escolas públicas de Santarém, no Baixo Amazonas.
 
Os números de interrupções de energia motivadas por pipas chegam a somar 2.284 casos, no período de janeiro a maio deste ano, de acordo com levantamento feito pela Equatorial Energia. Somente Belém registrou 311 casos. O município de Santarém aparece em segundo lugar, com 177 registros. Para Alex Fernandes, executivo de segurança da distribuidora, é importante discutir e levar informação de qualidade para o público que se diverte com a atividade.
 
“Projetos como o ‘Pipas’ nos ajudam a conscientizar crianças e adultos sobre os cuidados que devemos ter com essa brincadeira tão popular aqui no Pará. Além da questão do perigo à saúde, temos a interrupção do fornecimento por conta das pipas que ficam entrelaçadas na rede e, por ventura, acabam ocasionado curto-circuito, trazendo prejuízos não só para a concessionaria, mas, também, à população geral.”, destaca Alex.
 
No total, 40 escolas da rede pública de ensino receberão as ações do “Pipas”, que deverá alcançar aproximadamente 3.200 estudantes. O projeto tem patrocínio da Equatorial Energia, via Lei Semear, do Governo do Estado do Pará. As atividades são gratuitas, e todas de forma lúdica envolvendo muito conhecimento e conscientização, explica a coordenadora do projeto Liane Gaby.
 
“Nós destacamos nessa iniciativa que é possível brincar de pipa de maneira segura. Essa brincadeira faz parte da identidade cultural da nossa gente, tanto que o projeto vai percorrer municípios de todas as regiões do estado. E por se tratar de uma tradição, além de prevenir possíveis acidentes queremos que essas crianças e adolescentes atendidas pelo ‘Pipas’ sejam multiplicadores dessas informações que serão repassadas durante as atividades.”.
 
O projeto contará com palestras, além de gincanas que irão testar os conhecimentos dos estudantes por meio de um quiz, e de um jogo da memória com informações ilustrativas sobre as formas seguras de brincar de empinar pipa.
 
Outro item que contempla o projeto é o gibi educativo entregue aos estudantes. A história em quadrinhos “A Turma do Geral”’ apresenta de maneira lúdica, e com uma linguagem bem regional, exemplos práticos sobre como o uso de pipas próximo a rede elétrica pode causar problemas à população. Uma turminha do bem, que promete prender a atenção dos leitores do início ao fim.
 
 
Serviço: Projeto Pipas – Dias 29 e 30
 
SANTARÉM
 
Data 29/06/22
 
• E.M.F São José Operário
 
Horário 8:00 as 12 :00
 
Av. Dom Frederico Costa, 3009 – Urumari
 
• Escola Municipal Pérola do Maicá
 
Horário: 14:00 as 18:00
 
R. Transmaicá, 430 - Pérola do Maicá
 
Data 30/06/22
 
• E.M.E.F Haroldo Veloso
 
Horário: 08: as 12:00
 
Rod. Santarém-Curuá-Una, 1153-1255 – Maicá
 
• E.M.E.F Sofia Imbiriba
Data: 30/06/22
 
Horário: 14: as 18:00
 
Rua Raimundo Fona, 844 – Liberdade


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp